Descrição

Lab de Longas Ficcionais é composto por duas etapas:

Na primeira, que acontece unicamente na modalidade on-line, o roteirista recebe consultorias individualizadas com profissionais de renome no mercado, em um espaço de troca e debate coletivo e horizontal visando o desenvolvimento dos projetos, participa de aulas essenciais para a escrita específica do formato serializado e recebe treinamento supervisionado para apresentação dos projetos ao mercado. Essa etapa acontecerá de 18 a 22 de setembro de 2023.

A segunda etapa compreende o Pitching, quando o roteirista poderá optar pela modalidade on-line, que acontecerá no dia 19 de outubro de 2023, ou pela presencial, que acontecerá no dia 25 de outubro de 2023.

O ROTA Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização.

Os finalistas concorrerão aos Prêmios de Melhor Pitching dado pelo Júri Oficial (primeiro, segundo e terceiro lugar) e ao Prêmio de Melhor Pitching dado pelo Júri Popular.

A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de outubro de 2023, à noite, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da FIRJAN SENAI SESI, na Rua Ipiranga, 75, em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Clique em https://www.rotafestival.com/planos-e-precos e escolha seu plano, a forma de pagamento e conheça opções de desconto e gratuidades.

 

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para 7rotalablongafic@gmail.com.

VENCEDORES DO PITCHING DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE LONGAS FICCIONAIS

Melhor Pitching On-line pelo Júri Popular – NÓS QUE AQUI ESTAMOS, de Gabriel Meyohas e Thiago Ortman

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Popular – PASSAGEM DE IDA, de Guilherme Guedes Pereira da Costa

3º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – empate entre NEBULOSAS, de Vinicius Rodrigues Madeira e LUDITE, de Guilherme Oller Francischinell

3º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – NÉVOA BAIXA, de Eugenia Kimura

2º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – VAN, de Gabrielle Siqueira

2º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – CANÇÕES DE AMOR RASGADO, de Marcio Neves Nolasco

Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – PUTO, de Bruno Gabriele Zambelli

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – A VERSÃO DA MÃE, de Ninna Fachinello e Mariana Queiroz

 

FINALISTAS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE LONGAS FICCIONAIS

A Casa da Tia Joana, de João Pedro Pinho, Niterói/RJ

A versão da mãe, de Ninna Fachinello e Mariana Queiroz, Rio de Janeiro/RJ

Anfibologia, de Fabio Yamada, São Paulo/SP

Bem Mais Forte, de Daniel Jorge Pedrosa Colom, São Paulo/SP

Caeté, de Tiemi Oto, Cuiabá/MT

Canções de Amor Rasgado, de Marcio Neves Nolasco, Rio de Janeiro/RJ

Como os dentes caem, de Xúlia Doxágui e Lucas Daniel da Silva, Paulista/PE

Entre Votos e Amores, de Rafa Munhoz, Porto Alegre/RS

Eu, de Tázio Silvestre, São Paulo/SP

Ludite, de Guilherme Oller Francischinell, Itu/SP

Nebulosas, de Vinicius Rodrigues Madeira, Rio de Janeiro/RJ

Névoa Baixa, de Eugenia Kimura, São Paulo/SP

Nós que aqui estamos, de Gabriel Meyohas e Thiago Ortman, Rio de Janeiro/RJ

O Grande Agamenon, de Leo Marques Branco, Belo Horizonte/MG

Passagem de Ida, de Guilherme Guedes Pereira da Costa, São Paulo/SP

Puto, de Bruno Gabriele Zambelli, São Paulo/SP

Quando a Lua Sangrar, de Rodrigo Tabosa Facundo e Leão Neto, Fortaleza/CE

Residencial Boaventura, de Guilherme Petry, São Paulo/SP

Tapete Vermelho, de Luiza Quental e Hernan Gonzalez, Rio de Janeiro/RJ

Van, de Gabrielle Siqueira, Magé/RJ

 

 

SEMIFINALISTAS DO LAB DE LONGAS FICCIONAIS

 

A Casa ao Lado, de Giovanna Lepovanciuc Romano - São Paulo, SP

 

A Casa da Tia Joana, de João Pedro Pinho - Niterói, RJ

 

A chuva sempre vem, de Luigi Ferrarese – Rio de Janeiro, RJ

 

A Hora do Recreio, de Anna Beatriz Leão – São Paulo, SP

A Última do Ano, de Rodrigo Alves Buscato - São Paulo, SP

 

A Versão da Mãe, de Ninna Fachinello e Mariana Queiroz - Rio de Janeiro, RJ

 

Ai que delícia o verão, de Aline carvalho, Leo da Selva e Pedro Kiua – Nova Friburgo, RJ

 

Anfibologia, de Fabio Yamada – São Paulo, SP

 

Añorar, de Priscila Nascimento – Recife, PE

 

Bem Mais Forte, de Daniel Jorge Pedrosa Colom – São Paulo, SP

 

Caeté, de Bárbara Varela – Cuiabá, MT

 

Canções de Amor Rasgado, de Marcio Neves Nolasco – Rio de Janeiro, RJ

 

Como os dentes caem, de Xulia Doxágui – Paulista, PE

 

Crisálidas, de Fabio Yamada – São Paulo, SP

 

Dizem os Astros, de Andressa Nascimento – Rio de Janeiro, RJ

 

Entre Votos e Amores, de Rafael Munhoz - Porto Alegre, RS

 

Eu, de Tázio Silvestre - São Paulo, SP

 

Ideia, de Oriol Barberà – São Paulo, SP

 

Limites, de Fabio Yamada – São Paulo, SP

 

Lixo Urbano, de Layo Stambassi Ferreira de Melo – Brasília, DF

 

Ludite, de Guilherme Oller Francischinell – Itu, SP

 

Mortos não esquecem, de Pedro Gusmão – Porto Alegre, RS

 

Não Morto #0, de Carlão Bursato – São Paulo, SP

 

Nebulosas, de Vinicius Rodrigues Madeira - Rio de Janeiro, RJ

 

Névoa Baixa, de Eugenia Kimura – São Paulo, SP

 

Nós que aqui estamos, de Gabriel Meyohas e Thiago Ortman - Rio de Janeiro, RJ

 

O Grande Agamenon, de Leonardo Marques Branco – Belo Horizonte, MG

 

Os Últimos Dias da Quaresma, de Vitor Luiz Bento Leite – Rio de Janeiro, RJ

 

Passagem de Ida, de Guilherme Guedes Pereira da Costa – São Paulo, SP

 

Piara, de Rose Alves - Fortaleza, CE

 

Puto, de Bruno Gabriele Zambelli – São Paulo, SP

 

Quando a Lua Sangrar, de Rodrigo Tabosa Facundo - Fortaleza, CE

 

Quantas pétalas tem uma rosa?, de Marco Aurélio Paiva Gomes – São Paulo, SP

 

Recanto Esmeralda, de Antonio Teicher – Rio de Janeiro, RJ

 

Residencial Boaventura, de Guilherme Petry – São Paulo, SP

 

Ressonantes, de Fabio Yamada – São Paulo, SP

 

Só mais um pouquinho, de Júlia Sonehara – São Paulo, SP

 

Suíte, de Lui Castanho - São Paulo, SP

 

Tapete Vermelho, de Luiza Quental e Hernan Gonzalez - Rio de Janeiro, RJ

 

Van, de Gabrielle Siqueira - Magé, RJ

Convidados

  • Alessandro PInesso

    Curador

    Alessando Pinesso, nascido em São Caetano do Sul, SP, em 1969, redator publicitário formado pela ESPM, trabalhou em diversas agências e empresas, atualmente é freelancer. Fez cursos de roteiro na escola b_arco e Roteiraria e hoje tem projetos escritos de documentário e ficção.

  • Beatriz Leal

    Curadora

    Beatriz Leal é roteirista e bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF). Foi roteirista assistente das séries “Vai Que Cola”, “As Seguidoras” e “Toda Família Tem”. Atualmente, desenvolve seu 1º projeto de série no Laboratório de Séries do Cinema Nosso.

  • Carolina Cardoso

    Curadora

    Bacharel em Artes e Design (UFJF) e em Cinema e Audiovisual (UFJF), atualmente é mestranda e pesquisa comédia televisiva, sendo também vice-secretária da APG-UFJF. Atuou como roteirista e produtora do curta-metragem premiado "Amélia em Transe" (2020), além de ser produtora executiva das obras "Dare the night", "Ausência", "A deriva" e "Antes que você perceba". Seu primeiro projeto enquanto roteirista e diretora é "Moscas Mortas" (2022), realizado através da Lei Murilo Mendes.

  • Dodi Castello

    Curador

    Dodi Castello é roteirista do interior do Rio Grande do Sul. Engenheiro de formação que, em 2020, decidiu combinar sua paixão por estórias com a música. Tem formação pela Roteiraria Escola, onde também cursou a Oficina e o Laboratório de Séries. Também apaixonado pela Linguagem Audiovisual, hoje cursa especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual. Dodi foi roteirista do curta-metragem "A Mulher do Tempo", projeto de documentário em animação que circulou em festivais em todas as regiões do Brasil, premiado como melhor documentário no 6º Assimetria - Festival Universitário e selecionado para a mostra nacional do Dia Internacional da Animação em 2022. A experiência de ser curador do Rota Labs foi muito importante para ele pela troca e colaboração com outros colegas escritores-roteiristas e também o anima muito o fato de poder contribuir com conhecimento e trabalho na seleção de projetos tão promissores.

  • Edivaldo Moura

    Curador

    Casado com a Pedagogia, mas amante do Cinema. Assim é a vida do diretor, fotógrafo, roteirista e editor Edivaldo Moura, bacharel em cinema e pedagogo. Dentre suas produções, destaca-se “A Última Maria”, “Era uma vez em Castanhal” e "Memórias do Cine Argus", sendo este último seu principal trabalho, selecionado em mais de 40 festivais, com diversas premiações. Mora em Castanhal (PA) e adora fazer cinema na Amazônia.

  • Ícaro Donadel

    Curador

    Roteirista, morador do Rio de Janeiro, escrevi para diferentes formatos que vão de programas de TV ao teatro. Meu argumento de longa metragem “Com Açúcar, Com Afeto” foi selecionado para a 1a edição do SESC Argumenta. Dentre outros projetos, escrevi o roteiro do programa "Casa de Inverno" do Canal Shoptime e fui responsável pela triagem dos filmes inscritos no Festival Pajubá (1º Festival de Cinema LGBTQIA+ do Rio de Janeiro). Participar da curadoria do ROTA foi uma oportunidade única de poder contribuir para que novas e importantes histórias possam ser contadas.

  • Kimberly Palermo

    Curadora

    Kimberly Palermo é roteirista e realizadora graduada em Cinema e Audiovisual pela UFF. Escreveu e dirigiu o curta “Cenas da Infância” (2021), exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, além de ter sido finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 e vencedor do Prêmio Revelação do 32º Curta Kinoforum. Participou do 1º Laboratório de Ideias do Curta Cinema com o “O Testamento de Adelaide”; foi finalista do Concurso de Roteiros do V ROTA (Melhor Roteiro, Personagem e Diálogo) e menção honrosa do 25º Laboratório de Projetos de Curta Metragem do Curta Cinema com “O Vulcão”; e teve “Máquina de Meretrizes” e “Não tenho um título” na semifinal do Prêmio Rota/Cabíria de 2020. Na curadoria, fez parte da seleção de projetos do ROTA, do MetrôLab e do Prêmio Cardume/Cabíria, todos em 2022. Atualmente, dirige “A Tragédia da Lobo-guará”, selecionado para o MetrôLab 2020.

  • Marcos Takeda

    Curador

    Marcos Takeda é criador, roteirista e pesquisador de audiovisual. Escreveu o ebook “Como Vender Sua Série” (FICs) e vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como “Filme & Cultura”, “Cadernos de Televisão (IETV)” e “Revista de Cinema”.
    Para a TV, fez o desenvolvimento e os roteiros das três temporadas da série “Unidade Básica” (Universal Channel - vencedora do Prêmio ABRA de Melhor Roteiro). Desenvolveu e roteirizou a série “Z4” (SBT/Disney Channel). Foi roteirista da série de animação pré-escolar “Gildo” (Coala Filmes), da animação adulta “Corta!” (2DLab). Para o cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes/Moonshot), “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Prime Video) e o documental “Saúde S.A.” (FICs).
    A experiência de trabalhar no ROTA foi incrível, ter a oportunidade de conhecer vários projetos promissores e é animador ver como o audiovisual está trazendo novas narrativas diversas e não baseadas nas antigas narrativas hegemônicas.

  • Paula dos Reis Navarro

    Curadora

    Natural de São Paulo, graduada em Comunicação e com mestrado em Produção de Cinema, estudo e trabalho com audiovisual desde 2017. Entre cursos diversos e atuação profissional especialmente na etapa de desenvolvimento, sempre estive muito conectada com roteiro, a parte de criação que mais me instiga. Avaliar os projetos do VII ROTA para o laboratório de longas ficcionais foi muito prazeroso. Ler tantas ideias, surgindo de lugares diferentes, e engajar em histórias tão distintas foi inspirador.

  • Talissa Lopes

    Curadora

    Talissa Lopes é uma diretora e roteirista brasileira residente em Barcelona onde se formou em cinema pela escola Ecib. Se especializou também em direção de arte, submergindo na sétima arte do roteiro ao set. Intercala trabalhos nessas três áreas entre Barcelona e Brasil. Seu último curta-metragem "El Secreto de Soraya" foi ganhador de três prêmios e selecionado em vários festivais pelo mundo. Atualmente escreve sua primeira série aliada a uma produtora de São Paulo em busca de captação de recursos para a produção.

  • Talita Sávio

    Curadora

    Talita Savio é natural de São Paulo. Se formou em comunicação social - rádio, tv e internet em 2019. Durante a faculdade, roteirizou curtas que foram selecionados para o Festival Mulheres no Cinema. Em 2020, finalizou o curso “Formação de Roteirista”, pela escola Roteiraria, onde desenvolveu um projeto que, posteriormente, foi selecionado para diversas rodadas de negócios. Escreveu resenhas e análises fílmicas para a página 365 Filmes (2017-2020). Participou de uma sala de roteiro para projeto serializado (2021 - em fase de produção). Foi curadora de argumentos no Festival Jornada da Heroína e também avaliadora para os feedbacks de projetos do Roteiros e Narrativas.
    Trabalhar como curadora do Rota foi bem edificante. É sempre um prazer conhecer o trabalho de novos roteiristas e ter a oportunidade de ampliar o repertório, tendo acesso a diferentes visões de mundo.

  • Thamires Marinho

    Curadora

    Formada em Direito pela UDF e pós graduada em Direito de Família e Sucessões. Resolvi fazer transição de carreira em 2022 e seguir meu verdadeiro sonho. Me formei nos cursos: Mentoria Maratona do Roteiro, Formatação Master Scenes e Da Ideia a Venda, os três ministrados pela Roteirista Bea Góes e Assistente de Roteiro da Andrea Yagui, além de diversos cursos de audiovisual gratuitos. Mentorada no CDR da SoulFilms. Fui selecionada e participei do laboratório Marieta. Meu primeiro roteiro de longa e um projeto de série foram selecionados para pitching pela rodada de negócio da Roteiros e Narrativas. Atualmente sou a roteirista de uma animação cristã em produção, com episódios para o YouTube.

  • Bruna Karyne

    Curadora 2ª Etapa

    Formada em Cinema pela PUC-RIO, com passagens pelas Universidades de Leeds e Oslo, Bruna Karyne é escritora, produtora e roteirista.
    Já escreveu projetos para grandes players do mercado, como HBO Max e Conspiração Filmes, e é curadora de alguns dos festivais de roteiro mais importantes do país, como o ROTA (desde 2021) e Cabíria Festival (2020; 2023).
    Atualmente, escreve a 2ª temporada da série documental “FÉ NA BATIDA”, do canal Arte1, e seu primeiro longa, uma comédia romântica estrelada por Thati Lopes, chega aos cinemas em 2024, com distribuição da Imagem Filmes.

  • Carlos Vogel

    Curador 2ª Etapa

    Roterista, Diretor e Produtor Cinematográfico. Formado em Roteiro pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ), realizou cursos de formação na EICTV/Cuba e na Prague Film School/Rep. Tcheca. Entre seus filmes, estão Soccer Boys (2018), Copinha, um Sentimento (2015), The Player (2014) e Danças do Coração (2011).
    Em 2021 fez sua estreia na literatura com o romance “Milonga de um pampa esquecido”, pela Editora Bestiário, de Porto Alegre (RS). Em 2022 publicou pela mesma editora o ensaio “Complexidade narrativa e ficção seriada no audiovisual brasileiro: um estudo a partir da série Magnífica 70”.

  • Francisco Malta'

    Curador 2ª Etapa

    Formado em Publicidade e Letras, doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Professor no Ibmec e na Universidade Estácio de Sá. É roteirista de cinema e TV, além de escritor. No cinema, tem trabalhos realizados e distribuídos para as plataformas Now, Claro TV, Vivo Play, Looke, AppleTV e Amazon Prime, com os telefilmes Uma tia da Pesada, De folha em flor , Turma digital, O mistério da rua Cosme Velho, Mãe, sequestraram a Babá, Os veganitos, Do nosso jeito e O meu, o seu, o nosso Natal. Na linha de entretenimento, escreveu para o programa Na sala da Sarah. Na literatura, lançou os livros Da palavra para à imagem: o processo de adaptação literária para o audiovisual, Roteiro e Personagens e A loira do Bonfim, na plataforma Amazon. Supervisor de roteiro e direção de projetos acadêmicos premiados nos festivais mais prestigiados do mundo, incluindo o MOMA, o Festival do Rio, o Full Frame Documentary, World Student Impact Film Festival e mais 45 prêmios e indicações.

  • Helena B Machado

    Curadora 2ª Etapa

    Roteirista e integrante do grupo de desenvolvimento Escritório de Roteiros e do Coletivo Plano Aberto 23, Helena B Machado é formada em Publicidade e Moda. No início da carreira, atuou como designer e no marketing digital. A partir de 2017, dedicou-se à escrita de roteiros e ao desenvolvimento de narrativas, atuando como assistente de roteiro em projetos de longa, websérie, além de ter produzido e roteirizado curtas de ficção e doc. Foi jurada do concurso de roteiro de curtas do Rota em 2018 e selecionada pelo Projeto Marieta em 2022. Em 2023, fundou a Inventiva Casa de Criação, dedicada ao desenvolvimento de narrativas e projetos audiovisuais.

  • Julia Seraphim

    Curadora 2ª Etapa

    Julia Seraphim é formada em Publicidade pela Facha e realizou os cursos de Roteiro e Direção da Darcy Ribeiro. Durante o curso, teve a oportunidade de escrever e dirigir várias cenas, culminando em projetos finais como a webserie "Ajuda Já!", na qual assumiu as funções de roteirista, produtora e diretora. Além disso, roteirizou a série "Tatuagens" e dirigiu o curta-metragem "O Ensaio". Também ganhou experiência como continuísta em diversos projetos, como "Atrofia", "Marguerita", "Por que você está sozinho essa noite?" e "Lay", no qual também foi still. Integrou, também, salas de roteiro e co-roteirizou o longa-metragem "Voo Livre". Atualmente, contribui com críticas para o Canal Claquete e Tov Art.

  • Ailly Cavalcante

    Consultora

    Ailly Cavalcante é Roteirista, Bacharela em Artes, com ênfase em Cinema e Audiovisual pela UFBA e Comunicóloga com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela mesma instituição de ensino. Roteirista da Têm Dendê Produções desde 2017, já escreveu séries de ficção e documentários para TV, entre os trabalhos estão as séries RIOS (Record News e Playplus), Rota das Emoções (SBT Nordeste) e Histórias de Carnaval (BAND Bahia e Trace Brazuca). Também faz parte no setor estratégico da produtora, já foi Coordenadora dos Roteiros em Execução e atualmente como Coordenadora de Negócios, estabelece contato com novos parceiros e atua na prospecção de novos projetos. Foi finalista do Festival Internacional de Mulheres no Cinema em 2020 e integrou a Comissão de Pitching dos projetos de Ficção do RIO2C 2022.

  • Ariel Cascadura

    Consultor

    Ariel Cascadura é diretor e roteirista baiano, graduado em Produção em Tecnologia Audiovisual pelo Centro Universitário Jorge Amado, sócio-fundador da Saturnema Filmes, membro da APAN (Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro), integra a rede de talentos no Projeto Paradiso e faz parte do coletivo de cinema Gran Maître Filmes. Atuou como curador na 50ª edição do Festival de Gramado na categoria de curta-metragem, como curador no Frapa 2023 na categoria de argumentos, oficineiro na II Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba, como curador no IV Rota - Festival de Roteiro Audiovisual do Rio de Janeiro e no Festival Cinefone, é curador e co-idealizador do projeto de formação Películas Negras, e Script-Doctor do premiado projeto de longa-metragem “Sol a Pino”. Dirigiu 9 curtas-metragens e foi diretor da série A CHAVE (2021), da Têm Dendê Produções. Seus filmes foram selecionados para festivais nacionais e internacionais, passando por Los Angeles, Nova York, Romênia e Índia, e sendo exibidos em plataformas de streaming como a “Originou” e a “Wolo TV”. Escreveu o longa-metragem "Tragam-me a Cabeça de Orum Bomani", que foi premiado como melhor roteiro de longa-metragem no FRAPA 2021, vencedor do Fade to Black Festival, premiado no BrLab, premiado no Laboratório Griot com consultoria do Projeto Paradiso e selecionado para o pitching de co-produção internacional do Festival Guiões (Portugal), onde foi premiado com credencial para o PLOT 2022, que acontece também em Portugal. Foi também selecionado pra o Nordeste Lab, Panlab, Cinema Negro em Ação (patrocinado pela Netflix Brasil) e Mercado Audiovisual da APAN (patrocinado pela Amazon Studios).

  • Carol Clark

    Consultora

    Carol Clark tem 23 anos e é formada em psicologia, mas descobriu no roteiro sua verdadeira paixão. Iniciou seu trajeto com o curso de “Produção e Cinema” na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde trabalhou como diretora de arte em um curta-metragem. Além disso, fez cursos como “Formação de Roteiristas” e “Formação em Roteiro de Humor” na Roteiraria. Atualmente, está trabalhando como assistente de roteiro para série da Formata e fazendo graduação em Cinema na PUC-Rio.

  • Clara Ballena

    Consultora

    Professora, Roteirista e Diretora. Bacharela em Artes, especialista em cinema e audiovisual pela UFBA, docente de Cinema e Teatro no colégio Land School e Villa Global Education. Diretora criativa da produtora “Camaleoa Filmes”. Crítica de filmes e séries do site "Matinê Baiana". Trabalhou em curtas, documentários, clipes e produções para TV e Youtube. Em 2017, passou no edital “Usina do Drama” com sua série. Em 2021, foi semifinalista do “ V Rota” na categoria de Laboratórios de projetos de séries. Teve seu curta-metragem “Mete A Colher”, apresentado no congresso Virtual UFBA 2021, além de participar do curso de “Escrita Criativa” ministrado pelo festival “Panorama Coisa de Cinema”, em que fez parte do Júri Jovem da Competitiva Baiana. Vencedora do festival "CineMulti"virtual pelo seu roteiro de curta-metragem "O céu tá diferente". Participante do "Projeto Marieta" no ano de 2022. Produtora executiva e atriz do curta-metragem "Camaleoa" que teve sua estreia no " Short Film Corner" no festival de Cannes em 2023

  • Eduardo Tosta

    Consultor

    Eduardo Tosta é diretor, roteirista e produtor, graduado em Cinema e Audiovisual pela UFBA e certificado pela Academia Internacional de Cinema em Edição e Montagem para Cinema e TV. Formado pelo curso de assistência de direção de Hsu Chien, da ABC/RJ. É o CEO-fundador da produtora audiovisual Camaleoa Filmes e autor do curta-metragem de terror “Camaleoa”, apresentado no New York Brazilian Film Festival e Barcelona Indie Awards, do documentário musical "Volta ao Mundo, Kamará", estreado internacionalmente no In-Edit e a animação “Maratonista de Quarentena”, presente no Short Film Corner do Festival de Cannes, também exibido em importantes festivais brasileiros e internacionais e vencedor do prêmio de "Melhor Animação" em Santa Catarina. Escreveu e dirigiu as webséries "As Aventuras de Fiu e Biu", de animação, e a documental-LGBTQIA+, "Queerbrada". Atualmente desenvolve o seu primeiro longa-metragem de horror-queer, chamado "O Problema da Lua".

  • Filippo Pitanga

    Consultor

    Sou roteirista e apresentador da Sessão AIC no Canal Like e do novo programa Cine Raio-X, além de realizar o roteiro e montagem de vários podcasts como da Reserva Imovision.

  • Greice Costa

    Consultora

    Começou sua carreira no jornalismo e trabalhou nas principais editoras do Brasil até atuar como roteirista-editora de texto no “Big Brother Brasil”, em 2006. Trabalhou em conteúdo e roteiro para GNT, Multishow, Sony, Discovery, MTV, Red Bull TV, Spotify e Folha de São Paulo (para esta última, o trabalho mais recente é a criação e apresentação do podcast “Pensando o Bem”, classificado entre “Os Melhores do Ano” da FSP em 2022). Trabalhou como coordenadora de conteúdo no GNT em 2018 e 2019, canal com que ainda colabora como roteirista e texto final do programa “Saia Justa”. Em 2016, começou a estudar na Roteiraria e desde então vem trabalhando com os roteiristas da empresa. Desde 2019, atua na direção de conteúdo da Roteiraria. Em 2022 participou do desenvolvimento de uma série que foi contemplada no Proac e do desenvolvimento de uma série para canal de streaming. Atualmente trabalha em sala de roteiristas comandada por José Carvalho no roteiro de um longa, e em dois curtas.

  • Lu Menezes

    Consultora

    Lu Menezes é roteirista, Script Doctoring e professora de Dramaturgia e Escrita Criativa. Compõe salas de roteiros para desenvolvimento de séries e projetos de longa-metragem de ficção, documentários e branded content. É head da sala de roteiro da série dramática Anas, pela Asas, projeto ganhador do Proac 2021. Head da sala de roteiro do longa-metragem derivado da série, Anas, a Linha Do Desejo. Roteirista da série de ficção para streaming em sala conduzida pelo núcleo de dramaturgia da Roteiraria. Roteirista de 2 longas-metragens em desenvolvimento e do longa Somente Nós em produção. Roteirista da série documental internacional Changing Tomorrow Now para a Bro Cinema (Lisboa)/EDP, e como Roteirista do Canal Rural para produtos de não-ficção e programas ao vivo. Roteirista do documentário Xandy Negrão: O Homem de Um Milhão de Bois, para a Friboi e Canal Rural. Roteiristas da websérie dramática “Residência Médica” para a Medcel, e do Programa de Culinária e Entretenimento "De Bem Com a Comida", com 2 Temporadas. Colaborou no projeto Brasil S/A, série de TV com 10 episódios, pela Roteiraria e no curta/branded content para a Bro Cinema (Lisboa)/Vinhos Madeira. Autora do livro "Mãe em Construção”. Formada em marketing e publicidade pela ESPM, com mais de 20 anos de mercado em carreira executiva, onde entre outros atuou na Paramount Home Entertainment, onde respondeu pelo plano estratégico de marketing de Séries de TV, Blockbusters e análise de novos produtos e aquisições. Integrou Comitês Internacionais de Marketing na Europa, participou de Cursos de Estratégia Criativa e Escrita Criativa em Amsterdam, Varsóvia, Tel Aviv, Turin, Istambul, Bucareste e Los Angeles. Idealizadora e curadora do Projeto Autoria: Escrita e Leitura Ao Alcance de Todos (2017), um dos maiores festivais literários da Baixada Santista.

  • Luisa Melara

    Consultora

    Luisa Melara é roteirista e consultora de roteiro, formada em Publicidade e Propaganda, no Paraná. Iniciou sua carreira como estrategista de grandes anunciantes comerciais como O Boticário e Ambev, até em 2021 migrar em definitivo para o audiovisual ficcional. Na escola paulistana Roteiraria, entre os anos de 2021 e 2022, concluiu os cursos Formação de Roteirista e Oficina de Séries. No Narratologia, atua como Gerente de Projetos, Suporte no Concurso de Roteiros Narratologia e Professora, já tendo monitorado e orientado pedagogicamente mais de 100 alunos, entre eles roteiristas iniciantes e experientes. Em 2022, Luisa participou, como roteirista e consultora creditada, da websérie juvenil “Colapso”, para o canal Feliz7Play. Atualmente, também se dedica ao desenvolvimento de produções autorais e colaborações externas contratadas.

  • Marcos Alexandre

    Consultor

    Marcos Alexandre é roteirista, diretor e produtor, graduado em Produção Audiovisual. Possui formação livre em Direção Cinematográfica da AIC. É Sócio/fundador da produtora Gran Maître Filmes, fundada em 2020, em Salvador e associado à APAN (Associação dxs Profissionais Negros). Escreveu e dirigiu os curtas-metragens “O Vizinho de Frau Kutner” (2019), “O Último Grão de Areia” (2021), “Caluim” (2023) que está sendo inscrito em festivais, além do curta “Meu Pai e a Praia” contemplado no edital SALVADOR CINE ANO I, previsto para lançar em 2024. Atualmente está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem: “Alex” e desenvolvendo uma série de
    ficção científica chamada “Cangaço Hightech”. Foi roteirista colaborador na criação de dois episódios e uma escaleta desenvolvida para série animada infanto-juvenil “Jamila, Aprendiz de Astronauta” criada por Marcelo Lima.

  • Marcos Takeda

    Consultor

    Marcos Takeda é criador, roteirista e pesquisador de audiovisual. Escreveu o ebook “Como Vender Sua Série” (FICs) e vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como “Filme & Cultura”, “Cadernos de Televisão (IETV)” e “Revista de Cinema”.
    Para a TV, fez o desenvolvimento e os roteiros das três temporadas da série “Unidade Básica” (Universal Channel - vencedora do Prêmio ABRA de Melhor Roteiro). Desenvolveu e roteirizou a série “Z4” (SBT/Disney Channel). Foi roteirista da série de animação pré-escolar “Gildo” (Coala Filmes), da animação adulta “Corta!” (2DLab). Para o cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes/Moonshot), “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Prime Video) e o documental “Saúde S.A.” (FICs).
    A experiência de trabalhar no ROTA foi incrível, ter a oportunidade de conhecer vários projetos promissores e é animador ver como o audiovisual está trazendo novas narrativas diversas e não baseadas nas antigas narrativas hegemônicas.

  • Marina Meira

    Consultora

    Com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, participou do desenvolvimento de projetos de série e longa-metragem para canais como Netflix, TNT, Fox Premium, Futura, SBT, Mais Globosat, Globoplay e Amazon em parceria com produtoras como A Fábrica, Gullane, Porta dos Fundos, Panorâmica, Hungry Man e Tv Zero. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival de Cinema dos Sertões) e autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões 2019). Consultora nos laboratórios Cabíria Lab e Pajubá Lab.

  • Natan Fox

    Consultor

    Natan Fox, natural de Salvador, trabalhou como fotógrafo na área de Moda e Publicidade por mais de uma década. Formou-se como roteirista no curso de Formação de Roteiristas da Roteiraria. Em 2018, iniciou sua carreira no audiovisual, atuando em projetos de publicidade e videoclipes. Em 2020, seu curta-metragem (doc/ficção) intitulado “FALAFEL” foi contemplado pelo edital “Respiro” do Itaú Cultural. No ano seguinte, atuou como roteirista na série documental “Coleção Antirracista”, produzida pela Olhar Imaginário. Em 2022, trabalhou como terceiro assistente de direção no longa-metragem Ó PAÍ Ó 2. Em 2023, co-roteirizou e dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção, “O Homem Que Virou Castanha”, em fase de inscrição para festivais. Atualmente, está trabalhando para a realização do seu primeiro longa-metragem.

  • R. W. Ladwig

    Consultor

    Cursou direito pela Universidade do Oeste Paulista, mas optou por se tornar redator em uma agência de publicidade e conquistou prêmios de excelência nessa carreira. Publicou seu primeiro livro de ficção fantástica, "Cidadela", em 2019 pela editora Pendragon. A partir de 2020, dedicou-se a cursos livres de roteiro, abordando diversos aspectos desse campo. Em 2021, tornou-se orientador pedagógico e curador de roteiro no Narratologia. Em 2022, atuou como consultor/doctoring na série infantil "Mochila do Max" para a NTPlay.
    Além disso, é roteirista para canais do YouTube, produzindo curtas, esquetes de humor e pautas de entretenimento para canais populares. Também é professor no Narratologia, continuando a escrever e desenvolver roteiros de longas e séries.

  • Ricardo Tiezzi

    Consultor

    Ricardo Tiezzi é escritor e professor. É criador da série Santo Maldito, do canal Star+. Escreveu o roteiro dos filmes Superpai e Qualquer Gato Vira Lata. Foi roteirista de O Outro Lado do Paraíso, filme vencedor do prêmio do Júri Popular no Festival de Gramado 2015 e Melhor Filme e melhor filme no júri popular de estudantes no Festival Latino Americano de Trieste. Em televisão, trabalhou como roteirista em quatro temporadas do programa Malhação, na TV Globo, a última indicada ao prêmio Emmy Kids. Escreveu as séries Temporada de Verão (Netflix), Julie e os Fantasmas (Band / Nickelodeon) – vencedora do prêmio APCA e indicada ao Emmy Internacional –, Agora Sim (Mixer / Sony), indicada ao prêmio APCA de melhor série, A Vida de Rafinha Bastos (Fox), Mothern (GNT), Mano a Mano (Rede TV) e o telefilme Amor ao Quadrado, especial de Natal na Globo. Foi roteirista da animação Sítio do Picapau Amarelo, na Globo, e da novela infantil Floribella, na Band. Roteirizou ainda os programas de filosofia Peripatético e Café Filosófico (Cultura). É professor de Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP e na escola Roteiraria. Doutorando em Literatura e Crítica Literária pela PUC, e mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela mesma instituição. Especialista em História da Arte pela FAAP. É autor do livro de crônicas O Primo de Deus, do romance policial O Sorriso da Morte e do romance recém lançado Objetos na Penumbra.

  • Amanda Soares

    Jurada De Pitching

    Iniciou a carreira nas artes visuais, realizando trabalhos em vídeo. Tem experiência nas áreas de pesquisa e crítica e trabalhou na produção e montagem de curtas-metragens. Há mais de oito anos atua com curadoria e desenvolvimento de conteúdo. Atualmente integra a equipe de Aquisição e Projetos do Canal Brasil (Grupo Globo), responsável por pesquisa e seleção de longas e curtas-metragens e desenvolvimento de séries originais.

  • Ana Paula Mendes

    Jurada De Pitching

    Ana Paula Mendes (1985) é produtora executiva e sócia da Novelo Filmes. Assina a produção de obras exibidas em festivais como Chicago International Children 's Film Festival, Outfest Los Angeles LGBTQ Film; Cinélatino Rencontres de Toulouse; International Short Film Festival Oberhausen, entre outros. Foi júri da competição de longas-metragens do 49º Festival de Cinema de Gramado em 2021. Membra da UPEX União Nacional de Produtores Executivos.

  • Cadu Valinoti

    Jurado De Pitching

    Cadu Valinoti é produtor graduado em Cinema pela PUC-Rio com formação executiva no Reino Unido. Experiente em documentários, curtas e longas, já passou por importantes produtoras no Rio de Janeiro. Sua atuação inclui projetos para canais como Canal Brasil, Band, OFF, Multishow e ESPN e na área de publicidade, produziu trabalhos para marcas como Google, Nike, Corona, Coca-Cola, Heineken e Yahoo UK. Foi coordenador de produção de "O Grande Circo Místico", de Carlos Diegues, selecionado para o Festival de Cannes 2018, e também foi produtor executivo de filmes premiados como "Favela Gay", de Rodrigo Felha e "Fala Comigo" de Felipe Sholl, ambos premiados como Melhor Filme no Festival do Rio. Entre seus projetos mais recentes estão "Matar a la bestia", da diretora argentina Agustina San Martín, "Os últimos dias de Gilda", de Gustavo Pizzi, primeira série brasileira a ser selecionada para a Berlinale Series, e "Sem Seu Sangue", de Alice Furtado, exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019. Cadu também está envolvido nas produções ainda inéditas, como "Malu", de Pedro Freire, e "Ruas da Glória", de Felipe Sholl. Além de seu trabalho como produtor, Cadu dedica-se a projetos autorais por meio de sua produtora, a Nostro, e também participa de importantes eventos, como Ventana Sur, EFM, Marché du Film, e foi selecionado para o Berlinale Talents Campus em 2017. Como docente, ministrou aulas de Produção Executiva para o curso Filmworks da Academia Internacional de Cinema e também compõe, desde 2017, a comissão de seleção de curtas e longa-metragens da Première Brasil do Festival do Rio.

  • João Gabriel Caffarelli

    Jurado De Pitching

    Formado em Cinema pelo IESB, Administração pela UnB e com pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP, João Gabriel Caffarelli faz parte da equipe de entretenimento da O2 Filmes desde 2018. Tendo contribuído para o desenvolvimento de séries como “Manhãs de Setembro" e "Cangaço Novo" (Amazon), “Cidade de Deus” e "Pico da Neblina”(HBO), "As Aventuras de José & Durval" e “Raul Seixas - Metamorfose Ambulante”(Globoplay), além de "Maldivas" (Netflix), João atua como supervisor criativo, coordenando tanto o conteúdo do desenvolvimento e venda de projetos internos, quanto a prospecção de novas histórias. Em 2023, João roteirizou o curta-metragem “Salve Guys” para a NBA Film for Fans, produzido pela O2, que teve sua estreia no NBA All-Star Weekend, em Salt Lake City. Também diretor e roteirista de curtas-metragens "Sim, Salabim!" (2013), "Escuro do Medo" (2015), "O Luto" (2016) e "Mauro" (2019) foram exibidos em diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo.

  • Leônidas Oliveira

    Jurado De Pitching

    Leônidas Oliveira é cineasta, natural de Aracati - Ceará. Formado em Cinema pela PUC-Rio, realizou os curtas Como as primeiras chuvas de caju, Umbilical e Requiem. Trabalhou na Ancine, na Superintendência de Fomento, e participou do CENA 15, do Porto Iracema das Artes, com o roteiro do seu primeiro longa-metragem Festa Santa. O projeto foi premiado pelo Projeto Paradiso para participar do BAL-LAB, mercado de coprodução internacional do Festival de Biarritz-França. Também colaborou com o diretor e roteirista Armando Praça, no roteiro do longa-metragem Aonde Você Quer Chegar (em captação), e está em finalização do curta-metragem Tiramisù, seu próximo trabalho como roteirista e diretor, realizado através da Lei Aldir Blanc com apoio do CTAV e do laboratório de montagem Em Curta.

  • Rafael Peixoto

    Jurado De Pitching

    Vencedor do Guiões, principal concurso de roteiro em língua portuguesa do mundo, Rafael Peixoto escreveu, dirigiu e produziu publicidade e entretenimento ao vivo por vinte e cinco anos, até especializar-se como roteirista. É roteirista dos longas: “Entre Abismos” (Imagem Fimes); “Perrengue!” (Imagem Filmes); “Jardim dos Girassóis” (com Rodrigo Lombardi e Fernanda Vasconcelos, Downtown Filmes); “Green Castle” (coprodução Brasil x EUA, dirigido pelo vencedor do Oscar Kieth Merril); “Black Birder” (coprodução Brasil x EUA com a UTA); e “A Casa da Rua 7”, estrelado por Jonas Bloch e Renato Góes e distribuído pela Downtown Filmes, que também será seu primeiro trabalho como diretor de longa-metragem. É consultor de roteiro na cinebiografia de Zeca Pagodinho “Deixa a Vida Me Levar”. É Produtor Associado da co-produção Brasil X EUA “Anastácia”. É co-produtor dos longas “O Rei da Feira” (com Leandro Hassum) e “Perrengue!” com a Imagem Filmes e “A Casa da Rua 7” com a Dowtown Filmes. É Produtor Executivo dos longas “Bisavô” e “Meu Crush Perfeito” e das séries “Infantia” e “Trauma”. Dirigiu o curta documental “Histórias do Lixo” e o curta de ficção “Dois Barcos” (com Rainer Cadete, Rocco Pitanga e Paula Jubé). É autor de diversas séries premiadas e em negociação com streamings e canais de TV. É Roteirista-Chefe do programa “Quem Quer Ser Um Milionário?”, no “Domingão com Huck”. Em 2023 Rafael foi nomeado pelo Ministério da Cultura como Comissário da CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, por indicação da Bravi. Entre suas atribuições, estão a aprovação dos projetos inscritos na Lei Rouanet e a colaboração na criação de normas e políticas de incentivo à cultura.

  • Adriana Jungbluth

    Palestrante

    Roteirista com formação na EICTV em Cuba e pós-graduação em Cinema pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Escreveu e produziu o curta-metragem Maybe just the plant (Berlim/2018) e roteirizou a web-série documental Saúde e Memória: O Legado de José Silveira (Olhos de Lince Filmes/2021). Foi curadora do concurso de roteiros de curta do ROTA em 2019 e 2020. Seu roteiro de longa-metragem Timóteo e as Árvores recebeu recursos do Edital PROAC (2019). Foi roteirista chefe da sala de roteiro da Série Aleatórias, desenvolvida com recursos do PROAC. Coproduziu a peça teatral O Poeta Aviador. Além de roteirista e produtora, é escritora com três livros publicados: Uma Lenda Japonesa (Ed. Coerência/2019), Timóteo e as Árvores (Ed. Sinna/2022) e No Pico das Agulhas (Independente/2022). Também conta com participação em diversas antologias.

  • Ana Luiza Beraba

    Palestrante

    Ana Luiza Beraba é carioca, tem 20 anos de experiência no setor audiovisual, com distribuição e licenciamento de conteúdo. Fundadora da Esfera Filmes, da Film2b e da WePlot, com a qual desenvolveu o laboratório bilingue “Minha Vida dá um Filme” “Mi Vida es de Película”. Em sua edição de 2023, trabalhou em forma de autoficção a história de vida real de 100 mulheres de 8 países da América do Sul, mirando no mercado das indústrias criativas.

  • Bea Góes

    Palestrante

    Bea Góes é roteirista e iniciou seus estudos de Cinema em 2015 em Los Angeles, onde escreveu e dirigiu três curtas-metragens.
    É formada em Letras na FFLCH-USP e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.
    Em 2019, Beatriz criou o Narratologia Escola. O Narratologia iniciou como um canal de aulas gratuitas no Youtube, mas já atinge mais de 70 mil inscritos, 35k seguidores no instagram e mais de 2000 alunos pagos.
    Como roteirista, Bea escreveu o roteiro do curta-metragem “Só Olhando”, disponível no Youtube com mais de 300 mil visualizações, e é criadora e roteirista da Websérie Quarentenados, feita durante o isolamento social, que teve mais de 1 milhão de visualizações do piloto em menos de 24 horas.
    Trabalhou como roteirista nas duas primeiras temporadas da série Santo Maldito, e fez uma colaboração de argumento para um longa-metragem não anunciado da Netflix.
    Foi jurada do festival Rota em 2020 e em 2022, na categoria de roteiros para curta-metragens. Também foi jurada do Concurso de roteiro Loco de Ouro em 2021.
    Bea já participou como palestrante e mediadora de dois dos mais influentes festivais de roteiro audiovisual da América Latina: FRAPA e Serie Lab.

  • Clara Ballena

    Palestrante

    Professora, Roteirista e Diretora. Bacharela em Artes, especialista em cinema e audiovisual pela UFBA, docente de Cinema e Teatro no colégio Land School e Villa Global Education. Diretora criativa da produtora “Camaleoa Filmes”. Crítica de filmes e séries do site "Matinê Baiana". Trabalhou em curtas, documentários, clipes e produções para TV e Youtube. Em 2017, passou no edital “Usina do Drama” com sua série. Em 2021, foi semifinalista do “ V Rota” na categoria de Laboratórios de projetos de séries. Teve seu curta-metragem “Mete A Colher”, apresentado no congresso Virtual UFBA 2021, além de participar do curso de “Escrita Criativa” ministrado pelo festival “Panorama Coisa de Cinema”, em que fez parte do Júri Jovem da Competitiva Baiana. Vencedora do festival "CineMulti"virtual pelo seu roteiro de curta-metragem "O céu tá diferente". Participante do "Projeto Marieta" no ano de 2022. Produtora executiva e atriz do curta-metragem "Camaleoa" que teve sua estreia no " Short Film Corner" no festival de Cannes em 2023

  • Guilherme Ruiz

    Palestrante

    Guilherme é roteirista, produtor e professor formado no Curso Superior de Audiovisual da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Antes de trabalhar como roteirista, atuou como assistente de direção, produtor e editor em parceria com empresas como Uber, Localiza, Petrobras, UOL, Catraca Livre, Warner Channel Brasil e TNT. Seu primeiro crédito na tela de cinema foi como assistente de produção no documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar. Desde 2020 atua exclusivamente como roteirista e consultor, e teve a oportunidade de trabalhar com produtoras, distribuidoras e streamings de renome como HBO Max, Amazon, Warner, Panorâmica, Elo Company, Formata Produções, Framboesa, All Screen Films, A Fábrica, Gullane e outras. Além disso, já deu aulas de roteiro para executivos da Warner, Cartoon e HBO, e também foi professor convidado do curso de roteiro da FIC de Netwon Cannito. Em 2022, junto com Carolina Minardi, fundou a Jardim Filmes, onde atua como produtor e roteirista.

  • Isadora Krummenauer

    Palestrante

    Formada pela PUC-Rio em cinema, é roteirista, pesquisadora e produtora. Em 2022, integrou a equipe criativa da Raccord Produções. Em 2021, trabalhou como roteirista de desenvolvimento na Formata Produções. Autora e produtora da peça PARTO, contemplada pela Lei Aldir Blanc, em 2021. Atualmente, escreve um longa-metragem para Raccord Produções e está como assistente de sala para uma animação do canal Gloob. Recentemente adquiriu o título de Mestre em Cinema, pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.

  • Leonardo Bruno

    Palestrante

    Leonardo Bruno é jornalista, escritor e roteirista, com trabalhos no cinema, no teatro, na TV e na literatura. É autor de 7 livros sobre música e cultura popular, entre eles “Canto de rainhas”, “Zeca Pagodinho — Deixa o samba me levar” e “Beth Carvalho — De pé no chão”. No cinema, escreveu o roteiro do filme “Andança – As memórias e os encontros de Beth Carvalho”. No teatro, é autor do musical “Leci Brandão – Na palma da mão”. Na TV, assinou direção e roteiro da série “O samba me criou”. Fez a criação do espetáculo de celebração do Bicentenário da Independência, na reinauguração do Museu do Ipiranga, em SP. É jurado do Prêmio Estandarte de Ouro e comentarista de carnaval nas transmissões de TV.

  • Marcos Takeda

    Palestrante

    Marcos Takeda é criador, roteirista e pesquisador de audiovisual. Escreveu o ebook “Como Vender Sua Série” (FICs) e vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como “Filme & Cultura”, “Cadernos de Televisão (IETV)” e “Revista de Cinema”.
    Para a TV, fez o desenvolvimento e os roteiros das três temporadas da série “Unidade Básica” (Universal Channel - vencedora do Prêmio ABRA de Melhor Roteiro). Desenvolveu e roteirizou a série “Z4” (SBT/Disney Channel). Foi roteirista da série de animação pré-escolar “Gildo” (Coala Filmes), da animação adulta “Corta!” (2DLab). Para o cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes/Moonshot), “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Prime Video) e o documental “Saúde S.A.” (FICs).
    A experiência de trabalhar no ROTA foi incrível, ter a oportunidade de conhecer vários projetos promissores e é animador ver como o audiovisual está trazendo novas narrativas diversas e não baseadas nas antigas narrativas hegemônicas.

  • Luisa Prochnik

    Mediador

    Luisa Prochnik é roteirista, escritora e jornalista. Durante 14 anos, trabalhou no Esporte da TV Globo com roteiro e produção. No Multishow, foi roteirista do TVZ e de duas edições do 'Vai pra Onde?'. Foi assistente e colaboradora em peças de teatro, é autora de livro sobre escotismo e tem um longa-metragem independente em produção. Atuou como produtora executiva em série documental sobre samba no Canal Bis e fez assistência de roteiro em duas temporadas de programa de gastronomia para a Globo Minas e Globoplay. Atualmente, trabalha como assistente de roteiro em uma série audiovisual e em um longa-metragem e escreve mensalmente em um revista sobre a cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicacão Social pela PUC e formada em diversos cursos da Roteiraria, entre eles Formação em Roteiro e Design de Séries.

Regulamento

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS-METRAGENS FICCIONAIS

 

1. OBJETIVO

1.1 Laboratório de Desenvolvimento de Projetos de Longas-metragens Ficcionais (doravante chamado de Laboratório de Longas Ficcionais) do VII ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (doravante chamado de VII ROTA Festival) tem o objetivo de desenvolver, qualificar e premiar projetos de longas-metragens ficcionais escritos por estudantes e iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.

   1.2 Serão aceitas inscrições de estudantes e de iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

    1.3 O Laboratório de Longas Ficcionais compreende:

- Consultorias com 3 a 4 (três a quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual,

- Seminário com aulas, palestras e masterclasses essenciais para a escrita audiovisual,

- Desenvolvimento Coletivo com coordenação dos Audiovisionários*,

- Treinamento para Pitching com coordenação dos Audiovisionários*,

- Pitching final para um Júri Oficial do VII ROTA Festival.

*Os Audiovisionários são os diretores do VII ROTA Festival: Carla Perozzo, Evandro Melo e Gabriela Liuzzi Dalmasso.

2. DATA E LOCAL

2.1 O Laboratório de Longas Ficcionais (Consultorias, Seminário, Desenvolvimento Coletivo, e Treinamento de Pitching) do VII ROTA Festival acontecerá, apenas na modalidade on-line, de 18 a 22 de setembro de 2023, das 9h às 18h, com pausa para almoço.

2.2 Já o Pitching do Laboratório de Longas Ficcionais acontecerá tanto na modalidade on-line quanto na modalidade presencial, para 20 (vinte) selecionados no total (10 vagas em cada modalidade). No ato da inscrição o candidato define para qual modalidade está se inscrevendo:

- ON LINE - 19 de outubro de 2023, de 9h às 12:30h

- PRESENCIAL - 25 de outubro de 2023, de 9h às 12:30h

2.2.1 É imprescindível que o selecionado para o Laboratório de Longas Ficcionais tenha disponibilidade para estar presente nos dias e horários acima mencionados.

2.2.2 Caso o selecionado não possa comparecer em qualquer um dos dias deve avisar à organização do ROTA Festival com antecedência, e será substituído por um suplente.

2.3 O Pitching presencial acontecerá no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual - Firjan Senai Sesi Laranjeiras, localizado à Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

2.3.1 O ROTA Festival não disponibiliza recursos para o Pitching presencial. Todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação serão arcadas pelos próprios selecionados.

2.4 Todos os selecionados nos 6 ROTA Labs terão livre acesso aos Seminários (que acontecem durante os Labs on line) e aos Pitching presenciais, mesmo que tenham escolhido fazer o seu Pitching na modalidade on-line.

2.4.1 A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023, presencialmente na cidade do Rio de Janeiro, quando os vencedores serão anunciados.

3. INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição para o Laboratório de Longas Ficcionais estará aberta a partir das 00h00 do dia 19 de julho até às 23h59 do dia 11 de agosto de 2023, horário de Brasília.

3.2 Não há limite de inscrição avulsa de Projetos por autor.

3.3 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

3.4 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Para cada projeto será́ contabilizada uma nova inscrição.

3.6 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.6.1 Preencher o Formulário de Inscrição do Laboratório de Longas Ficcionais por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios não permite a conclusão da inscrição. Cada um dos itens encontra-se esmiuçado a seguir:

* Título (até 100 caracteres com espaço):

* Gênero(s) (comédia, drama, fantasia, ficção científica, policial, ação, etc.):

* Logline (até 250 caracteres com espaço):

Resumo da história.

* Sinopse (até 1.000 caracteres com espaço):

Descreva o enredo básico da obra.

* Conceito (até 1.000 caracteres com espaço)

Descreva a premissa, tom e o tema de fundo ou ideia governante (uma sentença clara, simples e coerente que expressa o significado irredutível de uma história, e traz dois elementos: Valor e Causa. Em outras palavras, ela indica qual é a mudança que o desenvolvimento da história traz para o mundo e a força que instituiu e permitiu essa mudança).

* Arco da/o protagonista: (até 500 caracteres com espaço):

Descreva quem é, o que quer e como será a jornada do protagonista ao longo da estória (no caso de longa com arco do protagonista).

* Perfil de personagens principais (até 2.000 caracteres com espaço):

Descreva nome, idade e personalidade (qualidades, defeitos, conflitos, carências, visão de mundo, etc.) dos personagens principais da série.

* Antagonista ou forças antagônicas (até 500 caracteres com espaço):

Descreva quem é ou quais são as forças que se opõem ao protagonista para que ele alcance o seu objetivo ao fim da jornada (no caso de longa com antagonista).

*Preenchimento obrigatório. O formulário incompleto desclassifica automaticamente a inscrição.

3.6.2 Ao concluir a inscrição aparece um aviso de que a inscrição foi realizada com sucesso.

3.7 A organização do VII ROTA Festival se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.8 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Laboratório de Longas Ficcionais.

3.9 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Laboratório de Longas Ficcionais do VII ROTA Festival, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.10 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro de autoria na Biblioteca Nacional ou em site de registro de autoria de obras.

3.11 Ao inscrever seu(s) projeto(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VII ROTA Festival por ocasião desta inscrição são verdadeiras.

4. PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e campos obrigatórios foram preenchidos corretamente. Se estiver habilitado, o inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

  4.1.2 ATENÇÃO: Digite corretamente seu e-mail no cadastro do site do VII ROTA Festival (https://www.rotafestival.com/cadastro) e salve nosso e-mail 7rotalablongafic@gmail.com para evitar que a confirmação caia no spam.

4.2 Seleção: realizada em duas etapas. Na primeira etapa uma Comissão de Curadores irá eleger 40 (quarenta) projetos semifinalistas. Na segunda etapa, outra Comissão de Curadores elegerá os 20 (vinte) projetos finalistas que participarão do Laboratório de Longas Ficcionais e apresentarão o Pitching final para o Júri.

4.2.1 Curadoria e o Júri oficial serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do VII ROTA Festival.

4.3 Os projetos semifinalistas e os finalistas serão divulgados no site do VII ROTA Festival, assim como nas páginas do ROTA Festival nas redes sociais (Facebook e Instagram), conforme cronograma abaixo:

- Dia 23 de agosto de 2023 – Semifinalistas,

- Dia 03 de setembro de 2023 – Finalistas,

- Dia 26 de outubro de 2023 – premiação dos vencedores dos Pitchings durante a Cerimônia de Premiação. 

- Dia 27 de outubro de 2023 – divulgação dos resultados da premiação no site e nas redes sociais do VII ROTA Festival.

4.4 A escolha dos projetos vencedores do Laboratório de Longas Ficcionais do VII ROTA Festival, bem como dos Finalistas e Semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Laboratório de Longas Ficcionais. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do VII ROTA Festival reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer projetos, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esse processo de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os Projetos para quaisquer prêmios.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios de avaliação dos roteiros:

·        Clareza do projeto - 2,5 pontos

·        Originalidade/inventividade - 2,5 pontos

·        Domínio do universo - 2,5 pontos

·        Construção de personagens - 2,5 pontos

·        Relevância/atualidade -  1 ponto extra

IMPORTANTE: qualquer Projeto que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito à imediata desclassificação.

6. PREMIAÇÃO

6.1 Os 20 (vinte) projetos finalistas [10 de cada modalidade de Pitching (on-line e presencial)] concorrerão aos prêmios de:

- Melhor Pitching do Laboratório de Longas Ficcionais do Júri Oficial - troféu

- Segundo Melhor Pitching do Laboratório de Longas Ficcionais do Júri Oficial - certificado

- Terceiro Melhor Pitching do Laboratório de Longas Ficcionais do Júri Oficial - certificado

- Melhor Pitching do Laboratório de Longas Ficcionais do Júri Popular – certificado

6.1.1 Outras premiações paralelas poderão ser criadas, e serão divulgadas através do site e das páginas do VII ROTA Festival no Facebook, Instagram e Twitter.

7. CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do VII ROTA Festival com a inscrição Este projeto participou do ROTA Lab do VII ROTA Festival nos créditos de abertura e menção ao Festival no encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um projeto premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de projetos premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8. CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: 7rotalablongafic@gmail.com

8.2 Para acompanhar as notícias do VII ROTA Festival acesse:

Facebook:  https://www.facebook.com/rotafestival/ 
Site:  
http://rotafestival.com 
Instagram:  
@rotafestival

Ver mais...
Fechar

Inscrição

ENCERRADAS