Descrição

Lab de Formatos para Redes Sociais é composto por duas etapas:

Na primeira, que acontece unicamente na modalidade on-line, o roteirista recebe consultorias individualizadas com profissionais de renome no mercado, em um espaço de troca e debate coletivo e horizontal visando o desenvolvimento dos projetos, participa de aulas essenciais para a escrita específica do formato serializado e recebe treinamento supervisionado para apresentação dos projetos ao mercado. Essa etapa acontecerá aos sábados, das 10h às 19h e terças, das 20h às 22h de 23/09 a 17/10.

A segunda etapa compreende o Pitching, quando o roteirista poderá optar pela modalidade on-line, que acontecerá no dia 20 de outubro de 2023, ou pela presencial, que acontecerá no dia 26 de outubro de 2023.

O ROTA Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização.

Os finalistas concorrerão aos Prêmios de Melhor Pitching dado pelo Júri Oficial (primeiro, segundo e terceiro lugares, na categoria formato para redes sociais) e ao Prêmio de Melhor Pitching dado pelo Júri Popular, na categoria formato para redes sociais.

A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de outubro de 2023, à noite, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da FIRJAN SENAI SESI, na Rua Ipiranga, 75, em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

 

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para 7rotalabformatos@gmail.com.

VENCEDORES DO PITCHING DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE FORMATOS PARA REDES SOCIAIS

Melhor Pitching pelo Júri Oficial – NICO e MADÁ, de César Barbosa

2º Melhor Pitching pelo Júri Oficial – PRETA INDICA, de Isabel Santos e Emile Brito

3º Melhor Pitching pelo Júri Oficial –JOKANAS, de Deborah Pataxó

Menção Honrosa pelo Júri Oficial: A QUÍMICA FÁCIL E DIVERTIDA, do Prof. Renan Victor

Menção Honrosa pelo Júri Oficial: 5 SEGUNDOS, de Ananda Castilho

Melhor Pitching pelo Júri Popular - NICO e MADÁ, de César Barbosa

 

FINALISTAS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE FORMATOS PARA REDES SOCIAIS

5 segundos - Ananda Castilho
– São Paulo, SP - @anandinhainha

A química de forma simples e divertida
- Renan Victor Rocha Neves - Rio de Janeiro, RJ - @profrenanvictor

Alecrim Baiano: Demarcando Territórios Virtuais
- Deborah Santos Martins – Cotia, SP - @alecrimbaiano

E-pístolas_Videocartas digitais do século XXI
- Ferreira - Recife, PE @hellenaditroia

Falarah - Luana De Araujo
- Rio de Janeiro, RJ - @luanaarah

Menteação e Companhia
- PEDRO MILWARD – Rio de Janeiro/RJ

PetPatas
- Helena Lua - Brasília, DF

Preta Indica
- Sampaio – Salvador/BA - @emilebrito

Reino da sustentabilidade
- Ana Hidalgo - São Paulo, SP - @anahidalgo____

Salvador instrumental
- Laís Araújo - Salvador, BA

 

ERRATA

Por motivo de desclassificação os seguintes projetos sairão da lista:

Menteação e Companhia - PEDRO MILWARD – Rio de Janeiro/RJ

PetPatas - Helena Lua - Brasília, DF

No lugar dos dois projetos entrarão:

AS AVENTURAS SEXUAIS DE NICO E MADÁ – Cesar Barbosa – Rio de Janeiro, RJ - @kaiserbarbosa

De repente TDAH - Ingrid D'Avila – São Paulo, SP

 

SEMIFINALISTAS

5 segundos - Ananda Castilho
– São Paulo, SP - @anandinhainha

A química de forma simples e divertida
- Renan Victor Rocha Neves - Rio de Janeiro, RJ - @prof.renanvictor

Alecrim Baiano: Demarcando Territórios Virtuais
- Deborah Santos Martins – Cotia, SP - @alecrimbaiano

AS AVENTURAS SEXUAIS DE NICO E MADÁ
– Cesar Barbosa – Rio de Janeiro, RJ - @kaiserbarbosa

Brazil 101
– Rodrigo – São Paulo, SP

DANTE
- Henrique Fari - Piraquara, PR

De repente TDAH
- Ingrid D'Avila – São Paulo, SP

Falarah - Luana De Araujo
- Rio de Janeiro, RJ - @luanaarah

Menteação e Companhia
- PEDRO MILWARD – Rio de Janeiro/RJ

Mergulhos de memória
– Virna – Fortaleza/CE - @virnapaz

Meus dates tristres
– Rio de Janeiro, RJ - @smilelikevi

Pato Furado - A arte da filosofia ordinária
- Júlia Pires - São Paulo, SP @_juliapires

PetPatas
- Helena Lua - Brasília, DF

Preta Indica
- Sampaio – Salvador/BA - @emilebrito

Reino da sustentabilidade
- Ana Hidalgo - São Paulo, SP - @anahidalgo____

Salvador instrumental
- Laís Araújo - Salvador, BA

Via Láctea no Sofá de Casa
- Bianca Yonamine – Rio de Janeiro, RJ

*ERRATA*

Por motivo de empate, mais um projeto será acrescentado à lista de semifinalistas:

*E-pístolas_Videocartas digitais do século XXI
- Ferreira - Recife, PE*

Convidados

  • Bruna Aguiar

    Escrevo até acabarem as folhas do caderno. Depois passo para as paredes. Mas nem só de post-its, caneta e tendinite vive a roteirista. Seis anos de ROTA indicam a alegria que é trabalhar com pessoas que me inspiram, desde os diretores aos roteiristas que encontramos pelos corredores do Zoom. Minha história com roteiros passa pelos projetos pessoais de drama psicológico, mas também pela experiência de escrita de documentários para TV, roteiros educativos e, claro, pela criação de conteúdo para redes sociais de canais diversos.

    História com o Lab:

    Comunicadora e pesquisadora pela UFRJ, durante o mestrado em Mídias Criativas, desenvolvi o protótipo do que é o Lab: uma disciplina teórica/prática oferecida aos alunos da ECO, para criação de formatos originais para redes sociais. Nessa oportunidade, ensinei sobre: adaptação criativa, cibercultura, cultura fã, comunidade e transmidialidade. Tão importante quanto o conteúdo, foi o trabalho de condução dos alunos à descoberta dos seus processos criativos e da sua forma de expressão nas redes. Através de atividades dinâmicas e ferramentas voltadas para a criatividade esse caminho tornou-se natural.

    Por que um Lab para Redes Sociais em um Festival de Roteiro?

    Defendo há algum tempo a ideia de que lugar de roteirista é onde ele quiser. E, de fato, já tomamos conta da internet. A cultura é livre, dinâmica e as histórias também: elas se infiltram por toda a parte. Produzir os próprios conteúdos sem intermediações excessivas é algo natural e muito poderoso. Onde os roteiristas estão, o ROTA também está!

  • Consultoria: Joana Barboza

    Consultora, curadora e palestrante.

    Jornalista, redatora sênior, líder criativa... acima de tudo, contadora de histórias. Acompanhando as evoluções de linguagem em ambiente digital, sem perder a essência analógica de inovar e criar laços. Sempre em busca de narrativas culturalmente relevantes para criação de conexões genuínas, em mídias sociais para clientes nacionais como Natura, Devassa, Deezer, Snickers, O Boticário entre outros.

  • Consultoria: Juliana Del Rosso

    Consultora e palestrante.

    Juliana Del Rosso é atriz e cientista social. Ganhou o concurso de dramaturgias curtas do Satyros, com a sua peça HILDA, e o prêmio de melhor roteiro pela sua websérie autoral, "O que veio do décimo andar", no Asia Web Awards, em Seoul. No mesmo festival, foi indicada ao prêmio de melhor atriz. É uma das cinco bolsistas brasileiras do programa da Fundação Haddad, dado a mestrandos em Teatro e Performance de excelência, e faz o seu MPhil na melhor universidade da Irlanda, a Trinity College.

  • Consultoria: Louise Smith Gonzaga

    Consultora e palestrante.

    Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF e Pós-Graduada em Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP. Foi roteirista do canal Parafernalha e Telecine (2019) e MoneyPlay Podcast (2022). Foi finalista do Lab de Projetos de Séries do Rota Festival 2019, selecionada no Doctoring Sessions do Serie Lab 2021, semifinalista do Festival Guiões 2022, finalista do Cabíria Lab 2022 e selecionada no Pitching Creator Rio2C 2023. É criadora da @era.roteiristas e roteirista na Thanks For Sharing.

  • Consultoria: Maria Clara Bruno

    Consultora, palestrante e parceira (prêmio consultorias)

    Um profissional experiente com um histórico comprovado de sucesso no desenvolvimento e execução de iniciativas estratégicas e criativas de marketing. Altamente hábil em identificar tendências e dinâmicas no mercado SVOD e na indústria do entretenimento, e capaz de identificar e articular o posicionamento de marca enquanto lidera estratégias de RP e coordena estratégias de mídia orgânica e paga.

  • Curadoria: Beatriz Scavazzini

    Beatriz Scavazzini é diretora e realizadora formada em Produção de Cinema e Televisão, em Madrid e Direção Documental, pela EICTV, em Cuba. Desde 2013 dirige peças para empresas como Google, Sportv, Garena, Ubisoft, PUBG Corp, MIBR, FURIA , P&G, ESL Brasil. O documentário Gaming Queens sobre o time feminino da Furia, para RedBullTV, que leva sua assinatura na direção e produção executiva esta na seleção oficial do Festival Paladino D’oro, em Palermo, na Itália, em 2023.

  • Curadoria: Luciana Carvalho

    Luciana Carvalho é uma roteirista apaixonada por fantasia e por conteúdo infanto-juvenil, que teve a honra de escrever roteiros para a Luccas Toon Studio e trabalhou como roteirista e diretora na série Liga Zei, que lançara em breve. Entretanto, seu maior projeto ainda é Marotos: Uma História, uma web série independente e sem fins lucrativos que se passa no universo de Harry Potter e já conta com mais de 70 mil inscritos no YouTube.

  • Curadoria: Maria Fernanda Maia

    Maria Fernanda Maia é uma artista do Rio de Janeiro, formada pela CAL e cursa o bacharelado em cinema pela FACHA. Atriz, roteirista e diretora, produz também vídeos para internet com artistas, seu último trabalho foi Chá com Luz - Instagram.

  • Curadoria: Nathália Luz da Luz Lage

    Nathália Luz é graduanda em Cinema e Audiovisual pela UFRB, com ênfase particular em Criação e Roteiro. Curadora do Cabíria Prêmio de Roteiro 2023, do Cabíria Festival Audiovisual. Autora Roteirista bolsista no Grupo de Desenvolvimento de Roteiro Marieta, com seu projeto de série ficcional, projeto este considerado entre o TOP 10 das narrativas inscritas na GIRA de Projetos Zózimo Bulbul 2020. Atua em set de filmagem, tendo trabalhado na TVE Bahia e na produtora baiana, Têm Dendê Produções.

  • Júri Especial: Dan Archangelo

    Júri do Prêmio Rio Webfest

    Diretor de Teatro formado pela UFRJ; ator formado pela ETMP; profissional habilitado em iluminação, cenografia e produtor cultural. É fundador do Rio Webfest, maior e mais inclusivo festival de webseriados do mundo. Criador do Rio WebMercado, @cesso, SPWF e Brazil WebAwads. Produtor e ator principal da websérie Oposto do Sexo, que acumula mais de um milhão de visualizações no Youtube e foi vendida para cinco países em continentes diferentes. Trabalha como ator profissional desde de 2010 em telenovelas da Rede Globo e Record.

  • Júri Oficial: Beatriz Abreu

    Beatriz Abreu: Cinéfila, roteirista e redatora publicitária, comecei minha trajetória trabalhando na ANCINE e, desde lá, já atuei escrevendo para projetos audiovisuais de ficção e não ficção, em diferentes formatos e para múltiplas plataformas: VOD para YouTube; vídeos verticais; videoclipes; lives, live-commerces e curta-metragens. Já escrevi para marcas e influenciadores de diferentes segmentos, como por exemplo: Americanas, Galvão Bueno, Professor Noslen, Valentina Bandeira e Matheus Costa.

  • Júri Oficial: Clarice Lippmann

    Roteirista, redatora publicitária, dramaturga e autora, já atuei em projetos audiovisuais, de teatro e formatos multiplataformas, nos gêneros de ficção e não ficção. Escrevi roteiros de curta-metragens, para canais de YouTube, Instagram Reels e TikTok, iniciativas de vídeoaulas e inclusive uma live "unreality show" da Fanta na Twitch, o projeto "Monster Chef", projeto internacional em uma parceria do Brasil e do México. Colunista da revistaprosaversoearte.com e autora de uma página de poesia.

  • Júri Oficial: Denise Dambros

    Jurada e palestrante.

    Profissional especializada em planejamento estratégico para redes sociais, lançamentos de canais e cursos. Analítica e dedicada, encontro soluções executáveis para alcançar objetivos. Sou uma gestora comprometida com resultados e desenvolvimento das equipes.

  • Júri Oficial: João Schlaepfer

    Escreveu a terceira temporada de Mundo Miraculous para o Mundo Gloob (Conspiração/Globosat) e as lives Miraculous Day 2022, no YouTube, e 2023, YouTube, Globoplay e Gloob. É coautor da série Parentes de Aluguel (TêmDendê) e da série infantil Escola Azul (Canhota Filmes). Como Especialista de Conteúdo na Play9, desenvolveu e coordenou os programas Estação PeeWee, videocasts como os de The Boys e Os Anéis de Poder, CCXP 2022 e gravou o elenco de The Boys para o Brasil.

  • Palestrante: Gabriel Canto

    Curador e palestrante.

    Gabriel Canto é ex-aluno da Roteiraria e é diretor e roteirista do curta-metragem "Maré Nova" (2022) que passou por festivais nacionais e internacionais nos quais recebeu indicação de "Melhor Filme LGBTQ+" e "Melhor Ator". É finalista do Lab de Curtas do VII Festival ROTA com seu segundo roteiro de curta-metragem "Yabá", e também é co-diretor do videoclipe "Pasma Remix" do cantor e compositor Júnior Tobago, projeto pelo qual foi contemplado pela da Lei Aldir Blanc.

  • Palestrante: Gabriela Castro

    Palestrante e parceira (prêmio Roteiros e Narrativas)

    Produtora de conteúdo desde 2018, desenvolveu conteúdo para TikTok, Instagram, sites, LinkedIn e YouTube, para os mais diversos nichos. Se especializou em marketing digital, SEO e produção de conteúdo para mídias sociais. Fundou o Roteiros e Narrativas, projeto que oferece oportunidades e qualificação em roteiro. Também realiza consultorias de projetos audiovisuais, trabalha como roteirista de ficção e não ficção, produz conteúdo para redes sociais e internet, além de trabalhar como parecerista.

  • Ana Hidalgo

    Convidada

    Finalista do Lab de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: Lili, a Princesa do Lixo
    Logline: O lixo pode despertar a imaginação e diversão.

    Oi, tudo bem? Eu sou a Ana Hidalgo...na verdade, eu sou só a Ana, mesmo ;) Então, tô produzindo a minha peça, "Trepei com a Bovesp@", que escrevi na pós de dramaturgia, do Célia Helena. Eu também fiz bacharelado lá e me formei como atriz. Agora entrei em outra pós, no Senac, focada em roteiro. Depois que produzi, escrevi e dirigi meu curta "Maternicídio", tive a certeza que queria mergulhar no cinema. Essa sede de explorar o audiovisual, começou depois de unir o cinema com o teatro, em um experimento, do curso técnico em direção teatral, que faço na SP Escola de Teatro.

  • Ananda Castilho

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: 5 segundos
    Logline: Você conhece roller derby, o esporte mais legal do mundo?

    Ananda é editora de videos, fã de roller derby e aspirante a contadora de histórias profissional.

  • César Barbosa

    Convidado

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: As Aventuras Sexuais de Nico e Madá
    Logline: Um casal desprovido de pudores aborda o "universo do sexo" ~ e suas diversas camadas ~ de forma divertida, curiosa e desmistificada em diferentes formatos para as redes sociais.

    César Barbosa é produtor criativo e diretor da KAPLOW, um núcleo criativo focado no desenvolvimento de projetos de animação para TV, VOD, cinema e internet. Trabalhou em séries como 'Vamos Brincar com a Turma da Mônica', 'Super Drags' e 'Polly Pocket', e desde 2023 também é o vice-presidente da ABCA. Teve projetos próprios selecionados em diversos editais do país, além de laboratórios e pitchings como no Rio2C e Animation Ventana Sur. Atualmente, é produtor de "A Surreal Casa de Alice e Alice", um dos projetos selecionado pela Amazon Studios em seu primeiro laboratório no Brasil, e da animação adulta "Nico e Madá", previsto para 2024. Desenvolve pesquisas sobre transmídia, tendências e infância e eventualmente dá cursos e palestras sobre mercado de animação e desenvolvimento de projetos.

  • Deborah Pataxó

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: JOKANAS
    Logline: Um mergulho pela cultura culinária e espiritual do povo Pataxó.

    Deborah, indígena do povo Pataxó, graduada em Direito e graduanda em Gastronomia. Cozinheira e criadora do Alecrim Baiano, espaço virtual onde debate o direito humano à alimentação adequada e posta diversas receitas. Ativista pela soberania alimentar dos povos indígenas e colunista no Voz das Comunidades.

  • Emile Brito

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: Preta Indica
    Logline: Falar sobre narrativas negras de forma pertinente, leve e divertida.

    Baiana, 32 anos. Criadora de conteúdo e por consequência roteirista. Foco na criação de conteúdo positiva sobre cultura preta!

  • Hellen Lailla

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: E-pístolas, Videocartas do Século XXI
    Logline: Todo mundo tem algo que deseja contar a alguém que não está por perto.

    Hellen Lailla é uma artista multidisciplinária com experiência em realização audiovisual. Estudou desenho, pintura, teatro e circo desde a adolescência. Se formou em cinema e audiovisual pela UFPE em 2017. se especializou em continuidade, produção e desenvolvimento de projetos audiovisuais. Atualmente é produtora na Akwa Creative Lab, estuda jogos e artes digitais na EBAC (SP), além de estudar fotografia de forma livre.

  • Ingrid D'Avila

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: De Repente TDAH
    Logline: Descobrindo e ressignificando a vida após um diagnóstico tardio de TDAH.

    Ingrid D'Avila, publicitária e pós-graduada em comunicação social. Atualmente Diretora Criativa, Filmmaker e Criadora de Conteúdo Low Profile.

  • Isabel Santos

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: Preta Indica
    Logline: Falar sobre narrativas negras de forma pertinente, leve e divertida.

    Eu sou Isabel Santos roteirista, editora de vídeos e diretora baiana. Já participei de laboratórios e cursos audiovisuais como: Panorama Internacional Coisa de Cinema, Diáspora Conecta, PanLab de Roteiro, Feciba, GATOMÍDIA Laboratório de Narrativas Afrofuturísticas e PanLab Sala de Roteiristas onde escrevi o curta-metragem "MADRE". Entre 2021 e 2022, fui professora e roteirista do Projeto Intercâmbio “Geografias Morais da Re-Existência”, onde escrevi roteiros para grupos de alunos brasileiros e colombianos. Atualmente eu trabalho com edição de vídeos e roteiro para mídias sociais.

  • Laís Araújo

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: Salvador Instrumental
    Logline: Webserie que apresenta artistas da música instrumental de Salvador e suas obras junto com as jam sessions da cidade e com a cultura do improviso.

    Baiana, historiadora, produtora cultural, audiovisual e musicista, desenvolve projetos de clipes, curta, série e longa metragem como produtora há 10 anos, além de projetos musicais, de artes plásticas e na área de patrimônio.

  • Luana Arah

    Convidada

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: Falarah
    Logline: A poesia da vida real que fala, ouve, conecta no seu ritmo

    Luana Arah Roteirista, atriz e pesquisadora. Ma. Relações Étnico-raciais, Esp. Artes Cênicas e Graduada em Letras; ao criar o conceito de Pretagonismo, pesquisa sobre construção de identidades negras e as implicações imagético-discursivas no combate ao racismo. Diretora premiada do curta CoroAção/Festival MT2020, Roteirista do curta Nave Mãe/2018, Canal Roteando histórias/2020, é escritora em coletâneas, além de atuar no Teatro, TV e Cinema. Em 2023, foi finalista do Lab Visões Periféricas com argumento de longa e teve o conto Era uma vez...a bomba! contemplado para a encenação no Sesc.

  • Prof Renan Victor

    Convidado

    Finalista do Laboratório de Formatos para Redes Sociais

    Nome do projeto: A química fácil e divertida
    Logline: Aprendendo de forma divertida.

    Professor de química, com experiência de mais de 10 anos em sala de aula que resolveu se aventurar na internet de forma inovadora e criativa. Depois de estar presente no Instagram e tiktok, resolveu se aventurar no YouTube com o canal ciência em dobro.

Regulamento

FINALISTAS DO LABORATÓRIO DE FORMATOS PARA REDES SOCIAIS

5 segundos - Ananda Castilho
– São Paulo, SP - @anandinhainha

A química de forma simples e divertida
- Renan Victor Rocha Neves - Rio de Janeiro, RJ - @profrenanvictor

Alecrim Baiano: Demarcando Territórios Virtuais
- Deborah Santos Martins – Cotia, SP - @alecrimbaiano

E-pístolas_Videocartas digitais do século XXI
- Ferreira - Recife, PE @hellenaditroia

Falarah - Luana De Araujo
- Rio de Janeiro, RJ - @luanaarah

PetPatas
- Helena Lua - Brasília, DF

Preta Indica
- Sampaio – Salvador/BA - @emilebrito

Reino da sustentabilidade
- Ana Hidalgo - São Paulo, SP - @anahidalgo____

Salvador instrumental
- Laís Araújo - Salvador, BA

 ERRATA

Por motivo de desclassificação os seguintes projetos sairão da lista:

Menteação e Companhia - PEDRO MILWARD – Rio de Janeiro/RJ

PetPatas - Helena Lua - Brasília, DF

No lugar dos dois projetos entrarão:

AS AVENTURAS SEXUAIS DE NICO E MADÁ – Cesar Barbosa – Rio de Janeiro, RJ - @kaiserbarbosa

De repente TDAH - Ingrid D'Avila – São Paulo, SP

 

ATENÇÃO: regulamento modificado no dia 19 de agosto referente aos itens 2.1, 2.2, 2.4.1, 3.10, 3.6.1 

ATENÇÃO: regulamento modificado no dia 17 de outubro referente ao itens 6.1

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE FORMATOS PARA REDES SOCIAIS

 

1. OBJETIVO

1.1 Laboratório de Desenvolvimento de Formatos para Redes Sociais (doravante chamado de Laboratório de Formatos para Redes Sociais) do VII ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (doravante chamado de VII ROTA Festival) tem o objetivo de desenvolver, qualificar e premiar projetos de formatos de redes sociais criados por estudantes e iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.

1.2 Serão aceitas inscrições de estudantes e de iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

1.3 O Laboratório de Formatos para Redes Sociais compreende:

- Consultorias com 3 a 4 (três a quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual,

- Seminário com aulas e oficinas criativas essenciais para a escrita audiovisual,

- Desenvolvimento Coletivo com coordenação de Bruna Aguiar,

- Treinamento para Pitching com coordenação de Bruna Aguiar, 

- Pitching final para um Júri convidado pelo Festival.

 

2. DATA E LOCAL

2.1 O Laboratório de Formatos para Redes Sociais (Consultorias, Seminário, Desenvolvimento Coletivo, e Treinamento de Pitching) acontecerá, apenas na modalidade on-line, aos sábados, das 10h às 19h e terças, das 20h às 22h de 23/09 a 17/10.

 

2.2 Já o Pitching do Laboratório de Formatos para Redes Sociais acontecerá tanto na modalidade on-line quanto na modalidade presencial, para 10 (dez) selecionados (sendo 5 vagas para cada modalidade). No ato da inscrição o candidato define para qual modalidade está se inscrevendo:

ON-LINE - 20 de outubro de 2023, das 09:00h às 12:30h

PRESENCIAL - 26 de outubro de 2023, das 09:00h às 12:30h 

2.2.1 É imprescindível que o selecionado para o Laboratório de Projetos Formatos para Redes Sociais tenha disponibilidade para estar presente nos dias e horários acima mencionados.

2.2.2 Caso o selecionado não possa comparecer em qualquer um dos dias deve avisar à organização do ROTA Festival com antecedência, e será substituído por um suplente.

2.3 O Pitching presencial acontecerá no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual - Firjan Senai Sesi Laranjeiras, localizado à Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

2.3.1 O ROTA Festival não disponibiliza recursos para o Pitching presencial. Todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação serão arcadas pelos próprios selecionados.

2.4 Todos os selecionados nos 6 ROTA Labs terão livre acesso aos Seminários e Pitching presenciais mesmo que tenham escolhido fazer o seu Pitching na modalidade on-line.

2.4.1 A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023 das 20 às 22h, presencialmente na cidade do Rio de Janeiro, quando os vencedores serão anunciados.

3. INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição para o Laboratório de Formatos para Redes Sociais estará aberta a partir das 00h00 do dia 19 de julho até às 23h59 do dia 11 de agosto de 2023, horário de Brasília.

3.2 Não há limite de inscrição avulsa de Projetos por autor.

3.3 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

3.4 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Para cada Projeto será́ contabilizada uma nova inscrição.

3.6 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.6.1 Preencher o Formulário de Inscrição do Laboratório de Formatos para Redes Sociais por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios não permite a conclusão da inscrição. Cada um dos itens encontra-se esmiuçado a seguir:

* Título (até 100 caracteres com espaço):

 

* Rede social/plataforma para publicação (Instagram, Youtube, Tiktok, Twitch, etc): 

 

* Tipo ou formato - marque apenas uma opção: 

( ) Perfil de Instagram (stories, reels, feed)

( ) Reels (Instagram)

( ) Vídeos para Youtube 

( ) Vídeos para TikTok

( ) Lives para Twitch

( ) Outro (s). Qual? (caso não se aplique, basta escrever "N/A"ou não preencher)

 

* Tipo de conteúdo(s): (paródia, react, entrevista, gameplay, série ficcional, esquete de humor, tutorial, videopoesia, estilo de vida, dicas para desenvolvimento pessoal, etc)

 

* Logline (até 250 caracteres com espaço):

Resumo da ideia em uma frase.

 

* Detalhes do projeto: (até 2.000 caracteres com espaço):

Descreva de forma resumida os detalhes do  formato e o tipo de conteúdo que deseja desenvolver.

 

* Referências, inspirações: (até 1.000 caracteres com espaço):

Cite produtores de conteúdo para redes sociais que são referências/inspirações para o seu projeto (é necessário explicar por que eles são referências/inspirações).

 

* Justificativa (até 1.000 caracteres com espaço):

Explique por que você quer desenvolver esse formato digital e publicar esse conteúdo.

 

*Preenchimento obrigatório. 

            3.6.2 Ao concluir a inscrição aparece um aviso de que a inscrição foi realizada com sucesso.

3.6.3 Documentação incompleta, fora do padrão solicitado e/ou enviada após o encerramento do prazo de inscrições, desclassifica a inscrição.

3.7 A organização do VII ROTA Festival se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.8 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Laboratório de Formatos para Redes Sociais.

3.9 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Laboratório de Formatos para Redes Sociais, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente Regulamento.

3.10 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro na Biblioteca Nacional ou em site de registro de autoria de obras.

3.11 Ao inscrever seu(s) projeto(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VII ROTA Festival por ocasião desta inscrição são verdadeiras.

4. PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e campos obrigatórios foram preenchidos corretamente. Se estiver habilitado, o inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

4.1.2 ATENÇÃO: Digite corretamente seu e-mail no cadastro do site do VII ROTA Festival (https://www.rotafestival.com/cadastro) e salve nosso e-mail 7rotalabformatos@gmail.com para evitar que a confirmação caia no spam.

4.2 Seleção: realizada em duas etapas. Na primeira etapa uma Comissão de Curadores irá eleger 20 (vinte) projetos semifinalistas. Na segunda etapa, outra Comissão de Curadores elegerá os 10 (dez) projetos finalistas que participarão do Laboratório de Formatos para Redes Sociais e apresentarão o Pitching final para o Júri.

4.2.1 A Curadoria e o Júri oficial serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual, escolhidos pela organização do VII ROTA Festival.

4.3 Os Projetos Semifinalistas e os Finalistas serão divulgados no site e nas redes sociais do VII ROTA Festival (Facebook e Instagram), conforme cronograma abaixo:

- Dia 5 de setembro de 2023 – Semifinalistas,

- Dia 14 de setembro de 2023 – Finalistas,

- Dia 26 de outubro de 2023 – premiação dos vencedores dos Pitchings durante a Cerimônia de Premiação. 

- Dia 27 de outubro de 2023 – divulgação dos resultados da premiação no site e nas redes sociais do VII ROTA Festival.

4.4 A escolha dos projetos vencedores do Laboratório de Formatos para Redes Sociais do VII ROTA Festival, bem como dos Finalistas e Semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri do Laboratório de Formatos para Redes Sociais. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do VII ROTA Festival reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer projetos, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esse processo de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os Projetos para quaisquer prêmios.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios de avaliação dos formatos:

·        Clareza do projeto - 2,5 pontos

·        Originalidade/inventividade - 2,5 pontos

·        Domínio do universo - 2,5 pontos

·        Construção de personagens/identidade - 2,5 pontos

·        Relevância/atualidade - ponto extra

IMPORTANTE: qualquer Projeto que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito à imediata desclassificação.

6. PREMIAÇÃO

6.1 Os 10 (dez) projetos finalistas [05 (cinco) de cada modalidade de Pitching (on-line e presencial)] concorrerão aos prêmios de: 

- Melhor Pitching do Laboratório de Formatos para Redes Sociais do Júri Oficial - troféu

- Segundo Melhor Pitching do Laboratório de Formatos para Redes Sociais do Júri Oficial - certificado

- Terceiro Melhor Pitching do Laboratório de Formatos para Redes Sociais do Júri Oficial - certificado

- Melhor Pitching do Laboratório de Formatos para Redes Sociais do Júri Popular - certificado

6.2 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através das páginas do VII ROTA Festival no Instagram e Facebook e no site.

7. CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do VII ROTA Festival com a inscrição Este projeto participou do ROTA Lab do VII ROTA Festival nos créditos de abertura e menção ao Festival no encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um projeto premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de projetos premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8. CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: 7rotalabformatos@gmail.com

8.2 Para acompanhar as notícias do VII ROTA Festival acesse:

Facebook:  https://www.facebook.com/rotafestival/ 
Site:  
http://rotafestival.com 
Instagram:  
@rotafestival

Ver mais...
Fechar

Inscrição

ENCERRADAS