Descrição

Lab de Curtas é composto por duas etapas:

Na primeira, que acontece unicamente na modalidade on-line, o roteirista recebe consultorias individualizadas com profissionais de renome no mercado, em um espaço de troca e debate coletivo e horizontal visando o desenvolvimento dos projetos, participa de aulas essenciais para a escrita específica do formato serializado e recebe treinamento supervisionado para apresentação dos projetos ao mercado. Essa etapa acontecerá de 04 a 06 de setembro de 2023.

A segunda etapa compreende o Pitching, quando o roteirista poderá optar pela modalidade on-line, que acontecerá no dia 18 de outubro de 2023, ou pela presencial, que acontecerá no dia 24 de outubro de 2023.

O ROTA Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização.

Os finalistas concorrerão aos Prêmios de Melhor Pitching dado pelo Júri Oficial (primeiro, segundo e terceiro lugar) e ao Prêmio de Melhor Pitching dado pelo Júri Popular.

A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de outubro de 2023, à noite, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da FIRJAN SENAI SESI, na Rua Ipiranga, 75, em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Inscrições encerradas!

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para  rotafestival@gmail.com ou 7rotalabcurta@gmail.com (em manutenção no momento)

 

VENCEDORES DO PITCHING DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE CURTAS-METRAGENS

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – SALMÃO, de Laís Pêgas

Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – O ÔNIBUS, de Jorge Filho

2º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial - O ESPAÇO DE LAURA, de Arnon Segal Hochman e João Folharini

2º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – GORDAS, de Virna Paz

3º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – O AQUÁRIO, de Fabio Yamada

3º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – A MEMÓRIA DAS LINHAS, de Vitor Nogueira de Siqueira

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Popular – YABÁ, de Gabriel Bernardi Canto

Melhor Pitching On-line pelo Júri Popular – SCHADENFREUDE, de Jonathan Natalício


Prêmio ROTA/CABÍRIA de Melhor Protagonista Feminina - GORDAS, de Virna Paz

 

FINALISTAS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE CURTAS-METRAGENS

A MEMÓRIA DAS LINHAS, de Vitor Nogueira de Siqueira
Mogi das Cruzes/SP

 A POEIRA DA POESIA, de Mateus Lana Guzzo e Francisco Gaspar
Rio de Janeiro/RJ  

A VIDA EVENTO, de Amanda Nascimento
Recife/PE  

ARREBOL, de Duba Rodrigues
Brumado/BA  

BICHO, de Deivid Mendonça
Goiânia/GO  

BLUES FOR SHE, de Marcela Servano
São Paulo/SP  

GERALDO, ANDRÉ E A CORRENTEZA, de Fabiane Leite
São Paulo/SP

GORDAS, de Virna Silva Paz
Fortaleza/CE

MENSAGEM VIVA, de Lucas Furtado
Cuiabá/MT

NOTÍCIAS DA LUA, de Sérgio Azevedo
Mampituba/RS

O AQUÁRIO, de Fabio Yamada
São Paulo/SP  

O ESPAÇO DE LAURA, de Arnon Segal Hochman e João Folharini
Rio de Janeiro/RJ 

O ÔNIBUS, de Jorge Filho
Recife/PE  

O VESTIDO, de Fabio Franco
Rio de Janeiro/RJ  

PÉS DESCALÇOS, de Maite Arouca Guariglia
São Paulo/SP  

SALMÃO, de Laís Pêgas
Niterói/RJ  

SCHADENFREUDE, de Jonathan Natalicio
Marília/SP  

YABÁ, de Gabriel Bernardi Canto
São Paulo/SP  

 

Seguem as listas de semifinalistas do Lab Curtas e do Prêmio ROTA/CABÍRIA

Semifinalistas do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas do VII ROTA Festival

A Maldição de Peró
de Darío Aldana, Chapecó, SC

A Memória das Linhas
de Vitor Nogueira de Siqueira - Mogi das Cruzes, SP

A Poeira da Poesia
de Mateus Lana Guzzo e Francisco Gaspar - Rio de Janeiro, RJ

A Vida Evento
de Amanda Nascimento - Recife, PE

Amores duram poucas estações
de Lucas Fernando dos Santos - São Paulo,SP

Arrebol
de Eduardo Santos Rodrigues (Duba) - Brumado, BA

Bicho
de Deivid Mendonça - Goiânia, GO

Blues for she
de Marcela Servano - São Paulo, SP

Egípcios
de Danilo Bastos Godoy - São Paulo, SP

Enlace
de Hugo L. V. e Oliveira - São Paulo, SP

Geraldo, André e a correnteza
de Fabiane Leite - São Paulo, SP

Gordas
de Virna Silva Paz - Fortaleza, CE

Inácio e a árvore da onça
de Kassia Luana - Porto Seguro, BA

Mensagem Viva
de Lucas Furtado - Cuiabá, MT

Metaverso em Desencanto
de Diogo Brandão - Rio de Janeiro, RJ

Notícias da lua
de Sérgio Azevedo - Mampituba, RS

O Aquário
de Fabio Yamada - São Paulo, SP

O Conto da Lobeira
de Vitor Karrijo - Goiânia, GO

O Espaço de Laura
de Arnon Segal Hochman, Rio de Janeiro, RJ

O Lobo do Pasto
de Wilson Velasco - São Paulo, SP

O Ônibus
de Jorge Filho - Recife, PE

O Vestido
de Fábio Franco - Rio de Janeiro, RJ

Pés descalços
de Maite Arouca Guariglia - São Paulo, SP

Podre
de Caio Lemos - Rio de Janeiro, RJ

Salmão
de Laís Pêgas - Niterói, RJ

Schadenfreude
de Jonathan Natalicio - Marília, SP

Sereia
de Lara Firmino Araújo - Montes Claros, MG

Supernovas Todo Dia
de Nathan Machado da Silva - Niterói, RJ

Vai Encarar?
de Tatiana Gabriela Carniato - Ribeirão Preto, SP

Vermelho Sangue Sabor Cereja
de Erik Gasparetto - São Paulo, SP

Yabá
de Gabriel Bernardi Canto - São Paulo, SP

Yago Está Diferente
de Antonio Teicher - Rio de Janeiro, RJ

 

SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO ROTA/CABÍRIA DE MELHOR PROTAGONISTA FEMININA

Gordas
de Virna Silva Paz – Fortaleza, CE

 

Pés Descalços
de Maite Arouca Guariglia – São Paulo, SP

 

Sereia
de Lara Firmino Araújo – Montes Claros, MG

 

Vai Encarar?
de Tatiana Gabriela Carniato – Ribeirão Preto, SP

 

Memórias de Domingo
de Amanda Costa de Sousa – Jales, SP

 

O céu provoca o espírito trágico
de Ana Luisa Barcellos Schaeffer – Rio de Janeiro, RJ

 

Confiar no vento
de Ana Clara Branco de Matos Costa - São Paulo, SP

Convidados

  • Ana Carol Alves

    Curadora

    Sou Ana Carolina Alves de São Paulo. Atualmente estudo harpa sinfônica na Escola Municipal de Música de São Paulo e sou roteirista. É enriquecedor ter o privilégio de ler tantos textos únicos, sensíveis e bons durante o festival. Este ano os escritores estão ainda mais amadurecidos e corajosos. É o retrato de um novo Brasil forte que se desenha através do cinema nacional.

  • Ana Caroline

    Curadora

    Do interior de São Paulo, bacharel em Imagem e Som pela UFSCar, bolsista Fulbright no programa New Voices em 2021, finalista do Cabíria Lab em 2022. Trabalho principalmente com fotografia e edição enquanto tento me lançar aí como roteirista. Foi ótimo participar como curadora do ROTA, ter contato com tantas histórias diferentes, ideias originais e várias tramas que refletem muito bem a realidade política do Brasil, num formato tão desafiador como é o curta-metragem.

  • Antonio Pedroni

    Curador

    Nascido, criado e residente de Belo Horizonte, Minas Gerais, Antonio Pedroni é Sócio-Fundador da Ursana Filmes e soma trabalhos no Cinema e no Teatro, nas funções de diretor, roteirista, produtor e preparador de elenco. O CANTO DAS ROSAS é o mais recente e segundo trabalho de Antonio como roteirista/diretor, ao lado do parceiro Dani Brígido. Pela Ursana Filmes, assina a Produção Executiva e a Preparação de Elenco de À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura), uma coprodução Brasil-Cuba. Assina a Preparação de Elenco de BREU (Ibria Lopes e João Paulo Freitas) e A VIDA DOS POMBOS (João Paulo Freitas e Yago Guedes). Todos curta-metragens com estreia prevista para 2024. Como Assistente de Direção, esteve na equipe do curta-metragem NO INÍCIO DO MUNDO (Gabriel Marcos, 2023). O filme estreou na 1ª Mostra Cine RMBH e tem exibições previstas no 34º Festival de Cinema Curta Kinoforum e no 30º Festival de Cinema de Vitória.
    A experiência de ser curador da 7ª Edição do ROTA foi única. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho de roteiristas de todo o Brasil, alguns deles marcantes ao ponto de eu ficar na expectativa de vê-los ganhar as telonas mundo afora. Pude conhecer a organização do Festival por dentro e atestar a seriedade e o compromisso da equipe com o ofício. O ROTA é um dos maiores encontros do cinema nacional e foi uma honra poder fazer parte disso.

  • Beatriz do Valle

    Curadora

    Sou a Beatriz , moro no Rio de janeiro. Estudo publicidade e propaganda pela Uninter, formada na Academia Internacional de Cinema- AIC e quase bacharel em cinema pela Estácio de Sá. Já fui voluntária no Festival do Rio em 2018. Em 2019 fui voluntária no ROTA e desde então participo como voluntária. E nesse participo do grupo de curadores. Gosto muito do festival e estar perto do mundo do cinema, conhecer novos trabalhos e novas pessoas. O trio são pessoas muito gente boa.

  • Derek Wilson

    Curador

    Meu nome é Derek Wilson. Eu morei e trabalhei na Namíbia, Espanha, África do Sul e Brasil. Eu trabalho com closed captions e já legendei mais de 5000 minutos em mais de 1200 projetos. Também sou parte da produtora sul-africana Kinoburo (https://www.youtube.com/c/Kinoburo). Trabalhei como jurado no ROTA e como assistente de produção pela Professor Film, uma empresa catalã. Tive projetos selecionados nas rodadas de negócios do ROTA, do RIOMARKET, Roteiros e Narrativas e FRAPA. Em 2019, um filme que escrevi, dirigi e editei foi selecionado para fazer parte do maior festival de cinema de terror da África, o South Africa HorrorFest. Em 2023, dirigi meu filme mais ambicioso: com uma equipe altamente qualificada, incluindo Marconi Andrade como Diretor de Fotografia. Com 20 anos de experiência em TV, cinema e publicidade, Marconi recebeu o cobiçado prêmio Colunista, o principal prêmio audiovisual do Brasil. Também estou trabalhando com Larissa Rolim, uma experiente produtora de longas-metragens.

  • Diogo Cavalcanti

    Curador

    Sou formado em cinema e achei que ia ganhar a vida escrevendo roteiros. Quis o destino que meu ganha pão venha através da criação de releases. Um plot twist daqueles. A oportunidade de participar da Curadoria do ROTA foi uma excelente chance de me reaproximar dos roteiros.

  • Fernanda Matos

    Curadora

    Sou uma artista cinematográfica interiorana da Bahia, formada em cinema e audiovisual pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Trabalho nas categorias de roteiro, direção e fotografia para produtos audiovisuais, o trabalho mais recente foi como dir. de fotografia, coord. de montagem e dir. de assistentes no filme Sonho de Cinema (2023).
    Fazer parte da equipe de curadores do ROTA proporcionou uma experiência gratificante ao se permitir está imersa em meio a tantas estórias interessantes e criativas, além de adquirir conhecimento de como funciona um pouco do processo da construção de um festival.

  • Gustavo Araujo

    Curador

    Gustavo Araujo é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e está atualmente realizando um mestrado no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da mesma instituição, o PPGCine UFF. Durante sua jornada acadêmica, tem se dedicado a explorar as complexidades das temporalidades presentes nos roteiros cinematográficos e audiovisuais. Seu foco de pesquisa está especialmente voltado para os ritmos e andamentos prévios presentes nessas narrativas, buscando compreender a forma que esses elementos refletem na relação roteiro-filme e como influenciam a experiência do espectador e a construção de significados nas produções cinematográficas e audiovisuais.

  • Jhoalerson Dias

    Curador

    Sou formado em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília e foi uma honra poder, por mais um ano, participar da curadoria dos roteiros de curta-metragem inscritos no ROTA.

  • Kimberly Palermo

    Curadora

    Kimberly Palermo é roteirista e realizadora graduada em Cinema e Audiovisual pela UFF. Escreveu e dirigiu o curta “Cenas da Infância” (2021), exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, além de ter sido finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 e vencedor do Prêmio Revelação do 32º Curta Kinoforum. Participou do 1º Laboratório de Ideias do Curta Cinema com o “O Testamento de Adelaide”; foi finalista do Concurso de Roteiros do V ROTA (Melhor Roteiro, Personagem e Diálogo) e menção honrosa do 25º Laboratório de Projetos de Curta Metragem do Curta Cinema com “O Vulcão”; e teve “Máquina de Meretrizes” e “Não tenho um título” na semifinal do Prêmio Rota/Cabíria de 2020. Na curadoria, fez parte da seleção de projetos do ROTA, do MetrôLab e do Prêmio Cardume/Cabíria, todos em 2022. Atualmente, dirige “A Tragédia da Lobo-guará”, selecionado para o MetrôLab 2020.

  • Matheus Biscaro

    Curador

    Sou caipira de Rio Claro-SP, mas moro em São Paulo há quase 10 anos. Tornei-me mestre em Audiovisual pela USP em 2022 e atuo no mercado como editor e roteirista desde 2019. Atualmente, desenvolvo projetos de ficção e documentário que um dia espero tirar do papel. A experiência como curador do ROTA foi muito produtiva, me possibilitando não apenas ter contato com o que outras pessoas vêm escrevendo, como também desenvolver um senso crítico e analítico em mim mesmo.

  • Ricardo Carvalho

    Curador

    Roteirista e escritor, Ricardo é autor de dois romances e especializado em roteiro pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Roteiraria e Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), entre outras.
    De 2016 a 2022, roteirizou e editou vídeos sobre games e cultura pop para o canal Última Ficha Games do Youtube.
    Ainda em 2021 lançou o curta documentário ‘Trilhas’ para a ONG Usina da Imaginação. O doc foi criado dentro do escopo do 3º Laboratório de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo onde também foi premiado por voto popular.
    Em 2022, atuou como assistente de direção em algumas obras independentes

  • Victoria Pereira

    Curadora

    Victoria Pereira é graduanda em Licenciatura em cinema e audiovisual na UFF. Trabalha com cinema e educação nas escolas, atualmente bolsista do PIBID pelo CAPES, dando aulas de introdução ao cinema em escolas estaduais de Niterói. Na área cultural, trabalha atualmente no FBCU como produtora e já trabalhou na Mostra Que Desejo e na mostra O Cinema e o Fim dos Tempos como assistente de produção e comunicação. Na parte de produção de conteúdo, cobriu o Festival do Rio 2022 e o Festival de Cinema de Vassouras 2023 como imprensa. Atualmente, estuda Curadoria para Cinema utilizou seus conhecimentos no Festival Brasileiro de Cinema Universitário e na VII edição do ROTA Festival.
    Escreve críticas, artigos e notícias para o Club do Filme. A experiência como curadora voluntária para o ROTA foi imprescindível para colocar em prática os conhecimentos que venho obtendo. A escolha foi muito difícil, devido à grande quantidade de excelentes trabalhos, mas confio na minha decisão e acredito que os roteiros vão gerar ótimos filmes.

  • Camilla Sales

    Curadora 2ª Etapa

    Publicitária de formação e pós graduada em Cinema pela Belas Artes e também Roteiro pela FAAP. Participo do ROTA pelo terceiro ano como curadora. É incrível ver o mercado em constante desenvolvendo, os roteiros deste ano comprovam este movimento.

  • Filippo Pitanga

    Curadora 2ª Etapa

    Sou roteirista e apresentador da Sessão AIC no Canal Like e do novo programa Cine Raio-X, além de realizar o roteiro e montagem de vários podcasts como da Reserva Imovision.

  • Gio Moraes

    Curadora 2ª Etapa

    Trabalhei por 17 anos na TV Globo, primeiramente na área de pesquisa e depois como autora roteirista (desde 2013). Fiz parte da equipe de parecerista da DAA - Departamento de Desenvolvimento Artístico. Finalista do Emmy na Categoria digital com "Eu Só Quero Amar", spin off de Malhação. Coordenei a pós graduação em roteiro da Universidade Veiga De Almeida.
    Fazer parte da curadoria do ROTA é uma honra cheia de significados: ao analisar a produção dos participantes, aprendo muito.

  • Magno Pinheiro

    Curadora 2ª Etapa

    Formado em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, roteirista e diretor de diversos curtas-metragens, entre eles: “Lilith” , participante do Festival Internacional de curta-metragem de Clermont-Ferrand, na França; e “Avoada”, semifinalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2020, ano em que também venceu o Concurso Novos Roteiros Originais, organizado pelo ICAB e OEI com o roteiro de longa ficcional “Realengo” em fase de captação. Foi vencedor do laboratório para roteiristas estreantes em 2018 também com "Realengo". É Roteirista e Diretor do longa documental "Deize, Mãe de Andreu", que está em fase de pré-produção.

  • Pedro Paulo de Andrade

    Curadora 2ª Etapa

    O diretor, roteirista e produtor paulistano Pedro Paulo de Andrade é um aficionado por desafios criativos e por contar histórias. Ao longo de mais de 15 anos, escreveu e dirigiu oito curtas de ficção, além de diversos videoclipes e trabalhou no roteiro e no desenvolvimento de obras de diferentes formatos, da animação ao documentário. Juntas, suas obras acumulam centenas de seleções em festivais de cinema, incluindo o TIFF, o Festival de Brasília, a Mostra de Tiradentes, o Festival do Rio e o Les Nuits en Or, da Académie des César, além de dezenas de prêmios, como o Prêmio de Melhor Curta da Academia Brasileira de Cinema. Em 2023 lança seu primeiro longa, “Ensaio Aberto Sobre a Morte”. No trabalho de curadoria do Rota, assim como em outros, encontra grande prazer em tentar sentir o pulso do audiovisual brasileiro!

  • Pedro Salomão

    Curador 2ª Etapa

    Autor da série "Miúdo Graúdo", produzida pela Endemol Portugal para a RTP. Roteirista de programas televisivos no Canal Like (Net) e de séries ficcionais ou documentais sobre cinema, educação e tecnologia. Graduado em Cinema, Especialista em Roteiro e Mestre em Comunicação. Professor da Especialização em Roteiro pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Co-coordenou a Pós-graduação em Roteiro da Universidade Veiga de Almeida. Atualmente é conteudista de audiovisual no Grupo YDUQs de educação e professor da Academia Internacional de Cinema. A experiência de atuar como curador do ROTA foi um prazer. É como ter o privilégio de “ver” antes o que as telas, telinhas e telonas exibirão mais tarde.

  • Radhi Meron

    Curadora 2ª Etapa

    Radhi Meron é roteirista e animadora formada em Educomunicação (USP) e especializada em roteiro e escrita criativa (EICTV Cuba). Seu primeiro curta-metragem como diretora, "Aurora, a rua que queria ser um rio", foi exibido em mais de 120 festivais ao redor do mundo, conquistando mais de 25 prêmios e menções honrosas e se tornando finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Colaborou na curadoria do Festival Internacional de Animação de Pernambuco (2022 e 2023) e do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (2022 e 2023).
    Conheça mais sobre meu trabalho em www.radhie.com

  • Rafa Munhoz

    Curador 2ª Etapa

    Apaixonado desde pequeno por contar histórias e criar peças de teatro com os primos, decidi me tornar roteirista durante minha formação em Cinema pela PUCRS, durante a qual escrevi e produzi três curtas e um longa-metragem. Na sequência, co-fundei a Desmanche Filmes e roteirizei através dela diversos formatos de vídeo para internet. Recentemente atuei como assistente de produção executiva em uma minissérie produzida pela Primeiro Corte Produções e, no momento, estou roteirizado uma série documental. No ROTA, já é meu terceiro ano como curador de roteiros de curta.

  • Rayane Teles

    Curadora 2ª Etapa

    Rayane Teles é roteirista e diretora baiana. Bacharel em Cinema pela UESB e Mestre em Roteiro pela EICTV em Cuba (contemplada com uma Bolsa do Projeto Paradiso). Escreveu e dirigiu o curta-metragem “O ovo” com passagens por festivais como o 61° Festival Internacional de Cinema de Cartagena na Colômbia e Competitiva Nacional do XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema dentre vários outros. Fez parte da curadoria do concurso de longas do Frapa/2022 e do concurso de curtas metragens do Rota/2023.

  • Rute Sant Anna

    Curadora 2ª Etapa

    Sou Rute, uma roteirista apaixonada em seus primeiros passos no mundo do audiovisual. Desde projetos independentes até workshops, tenho buscado aprimorar minhas habilidades e criar histórias envolventes. Recentemente, tive a incrível oportunidade de ser curadora no ROTA, analisando roteiros e ganhando insights valiosos sobre a indústria. Essa experiência ampliou minha visão, fortaleceu meu amor pelo roteiro e me motivou a continuar explorando novos horizontes criativos.

  • Tom Freitas

    Curador 2ª Etapa

    Nascido em São Paulo, em 1993 e Mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Tom Freitas é roteirista e escritor. Focado no cinema de gênero, principalmente no terror, seus filmes costumam abordar dramas pessoais e temas sociais ao mesmo tempo, trazendo sentimentos como o medo e a ansiedade como principais catalizadores. Algumas de suas principais obras são os curtas-metragens IGOR (2020), Aldeia do Diabo (2021) e Atrás da Porta (2022), exibidos em diversos festivais ao redor do mundo. Em 2023 faz sua segunda participação como curador do ROTA, incentivando roteiristas iniciantes e o mercado nacional como um todo.

  • Bruno Ribeiro

    Consultor

    Bruno Ribeiro é graduando do curso de Cinema e Audiovisual da UFF e roteirista na Rede Globo. Realizou curtas-metragens que tiveram ampla circulação em festivais nacionais e internacionais, tendo recebido prêmios, como o de Melhor Curta-Metragem no Doclisboa com "Gargaú" (2021) e Urso de Prata no Festival de Berlim com "Manhã de Domingo" (2022). É um dos roteiristas da série "Os Outros" da Globoplay. Atualmente o realizador se dedica ao desenvolvimento de seu primeiro longa, "Sião", que já participou de laboratórios e eventos de mercado como o BrLab (onde recebeu o Prêmio de Desenvolvimento da distribuidora Vitrine Filmes), Torino Film Lab, CineMundi e Ventana Sur.

  • Deyse Reis

    Consultora

    Produtora, diretora, roteirista e fundadora da Mulier Filmes, Deyse é graduada em Jornalismo pela Faculdade Social da Bahia e em Cinema pelo Latin America Film Institute. Trabalhou como assessora de imprensa da cantora Kylie Minogue no Brasil (2008 - 2015) e booking de shows para Ana Vitória (2023). Seu livro-reportagem (Diário de Uma Floresta Seca) foi indicado ao Congresso de Comunicação como um dos 5 melhores de 2008. No audiovisual, participou de curtas, comerciais, longas e séries de TV, trabalhando em projetos para a Discovery Kids, Amazon Prime, Disney Plus e HBO Max. Foi curadora do V e VI Rota Festival, selecionando projetos para o laboratório de séries, jurada no festival Jornada da Heroína e palestrante no Circuito de Formação Cine Ninja. Deyse recebeu indicações de Melhor Diretora, Melhor Série e Melhor Fotografia no Brazil International Monthly Independent Film Festival, saindo vencedora na categoria de Melhor Roteiro 2020

  • Gell Macedo

    Consultora

    Baiana, escritora, roteirista e consultora de projetos com pós-graduação em Roteiro de Ficção e Documentário. Durante o BBB 23, foi responsável pelo planejamento da sala de roteiro e liderança da equipe de criação dos conteúdos roteirizados do Bate-Papo BBB e do mesacast BBB Tá On - transmitidos no Gshow e Globoplay. Finalista do Prêmio Cabíria/21, recebeu Menção Honrosa pelo argumento de longa infantojuvenil. Roteirista dos minidocs sobre a trajetória de Denise Saraceni, Gogoia Sampaio e Adelia Sampaio. Atualmente, é roteirista num projeto de série infantil de animação.

  • Guilherme Avzaradel

    Consultor

    Guilherme Avzaradel é autor e roteirista. Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, estudou roteiro na Roteiraria, escola b_arco e participou do grupo de desenvolvimento do projeto Marieta. Fez parte da sala de roteiristas do programa Fora de Hora (TV Globo), da série de drama político Baile de Máscaras (Giros), e é autor e roteirista do longa metragem STAND UP – Minha vida é uma piada (Rubi/Bronze/Take a Take).

  • Guilherme Macedo

    Consultor

    Guilherme Macedo é roteirista, diretor de cinema e escritor. Possui pós-graduação em Roteiro de Cinema e TV pela Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e foi roteirista do Porta dos Fundos, onde criou, ao lado de Fábio Porchat, a série “Trabalhando em Casa”. Além disso, já participou de diversas séries de humor do Multishow (Globoplay). É o responsável pelo projeto “Justiça em Cena”, podcast de dramaturgia da Rádio Justiça FM, também veiculado no Spotify. Já teve roteiros premiados em concursos como o Cabíria (2016), Curta Cinema (2013 e 2015) e Concurso Nacional de Roteiros (2013) e dirigiu filmes selecionados para importantes festivais LGBTQIA+, como o Mix Brasil, Recifest e Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema. Prepara-se para dirigir seu primeiro longa-metragem, “Pantera”, desenvolvido no Núcleo Criativo da República Pureza Filmes e contemplado pelo Prodav 03/17 (Ancine). Lançou em 2022 seu primeiro romance, "A Casa do Grito". Com temática LGBTQIA+, o livro ficou em primeiro lugar no Prêmio Literário 200 Anos de Independência (2019) e foi finalista do Prêmio Caio Fernando Abreu (2021), organizado pelo Mix Literário/Mix Brasil.

  • Hermano Beaumont

    Consultor

    Hermano Beaumont possui vasta experiência na coordenação de projetos audiovisuais e em suas etapas criativas. Sócio fundador da prolífica produtora Do Rio Filmes, atuou como produtor, diretor e roteirista em uma ampla variedade de projetos ao longo de 10 anos, incluindo documentários, séries documentais, webséries, curtas e comerciais. Nos últimos anos, especializou-se na gestão de projetos de entretenimento e no desenvolvimento de roteiros para televisão e filmes no Canadá. Após retornar ao Brasil em 2023, fundou a produtora Superflux com o objetivo de desenvolver projetos brasileiros voltados para o mercado internacional. A Superflux concentra-se em co-produções e tem como missão levar a criatividade brasileira para o mundo.

  • Julia Limia

    Consultora

    Sou professora de Literatura, Mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada. Dei aulas de Literatura e Cultura Brasileira na Universidade Estácio de Sá, História do Teatro Brasileiro na Escola de Teatro Martins Pena e de Fundamentos da Narrativa e Dramaturgia Contemporânea na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Carioca da Aldeia Campista e fã de Nelson Rodrigues. Gosto muito de ler. Poderia escrever mais, se não fosse a preguiça herdada de Macunaíma.

  • Renata Lago

    Consultora

    Formada em Jornalismo (UFSC), com pós-graduação em Roteiro pela FACHA, fez Escola de Séries e cursos de roteiro diversos. A série "O Silêncio das Flores", escrita com Alessandra Pajolla, foi finalista do FRAPA 2019 e 2º lugar no Cabiria. Em 2020, a série "Invisíveis", escrita com Letícia Helena, foi finalista do ROTA. Em 2021, foi selecionada para o laboratório Curta Cinema e para o SESC Argumenta. Também foi semifinalista do Guiões Festival de Roteiro (Portugal).

  • Thaísa Damous

    Consultora

    É atriz e roteirista. Sócia-fundadora da Projéteis – Criação e Roteiro e ex-integrante da Cia Cataplay! Atua principalmente na área do humor com apresentações de stand up e peças de improviso. Escreveu e atuou na peça O Catador de Nuvens com diversas indicações e prêmios. Em 2012 ingressou no mercado audiovisual como roteirista, pela Projéteis escreveu o longa documental “A Quem interessa a Ignorância” e desenvolve longas, curtas, filmes institucionais em parceria com outras produtoras. Desde 2017 é roteirista da Hungry Man, além de escrever os projetos da casa, assina 6 episódios da série infantil “Seis na Ilha” - TV Brasil, o roteiro do longa-metragem "Cansei de ser Nerd" – Paramount, criação e roteirista-chefe da série doc “Somos Museus”. Em 2023, assina como ideia original a série em desenvolvimento "Cosme e Damião" - Globoplay.

  • Ailton Franco Jr.

    Jurado De Pitching

    Formado em Economia e Cinema pela UFF, trabalha como produtor executivo de cinema e eventos desde 1992. É o idealizador e diretor do Festival Curta Cinema- Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, realizado há 33 anos. Já produziu longas, documentários e curtas-metragens, como: “Exilados do Vulcão” (melhor longa no Festival de Brasília - 2013) e “Agreste”, ambos de Paula Gaitán, além de mais de 12 curtas-metragens. Em 2021 coproduziu o documentário francês “Venice Beach, CA.”, de Marion Naccache, que teve sua première no Festival Cinéma du Réel, em Paris. Neste ano de 2023 produziu no Rio de Janeiro o filme francês “Kali”, de Julien Seri para a Daigaro Filmes. Atualmente ganhou o Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio com “Othelo, o Grande”, documentário de Lucas H. Rossi dos Santos sobre o ator Grande Otelo.

  • Alice Name-Bomtempo

    Jurada De Pitching

    Mestre em roteiro pela EICTV - Cuba e bacharel em Cinema pela UFF. Roteirista dos longas Modo Avião (2020, Filme de língua não-inglesa mais assistido na Netflix), Torniquete (Com Marieta Severo, em finalização, dir: Ana Catarina Lugarini) e Casa da Mata (SESC Novas Histórias 2020; Talents Buenos Aires 2019). Escreveu e dirigiu os curtas Nina e o Abismo (2023), Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua (2017) e Todas As Memórias Falam de Mim (2015), exibidos em mais de 40 festivais, como Festival do Rio e Mostra de Cinema de Tiradentes. É supervisora de desenvolvimento das séries Trago a Pessoa Amada (Prime Box Brasil, dir: Vitã, em finalização) e Tá On? (Dir: Déo Cardoso, em finalização), do longa Perto da Meia Noite (dir. Maick Hannder) e co-criadora da série Teia (1o lugar no Prêmio Cabíria 2020). Trabalhou como roteirista em séries para canais como HBO Max, como curadora de projetos para FRAPA, SESC Argumenta e Cabíria Festival, e é parecerista de uma importante produtora.

  • Daniel Jaber

    Jurado De Pitching

    Daniel Jaber – Ator e bailarino, é um dos co-fundadores da Cardume, streaming dedicado exclusivamente a filmes brasileiros de curta-metragem. Na Cardume, coordena as equipes financeira e de inteligência empresarial, além de ser mediador das sessões de cinema com debate. Nos últimos anos, além do constante estudo na atuação, dedica-se também ao estudo de roteiros audiovisuais. Em 2020, ganhou o prêmio de melhor roteiro de curta no ROTA e foi integrante do júri de longas-metragens no Festival de Cinema de Gramado. Em 2022 foi integrante das comissões de curadoria do 6º Prêmio ABRA para curtas-metragens e do 10º FRAPA.

  • Marcos Carvalho

    Jurado De Pitching

    Marcos é o idealizador e coordenador do projeto Cinema no Interior (http://cinemanointerior.com.br/), iniciativa que promove inclusão e formação audiovisual em todos os estados do Nordeste brasileiro, com 21 edições realizadas que resultaram em mais de 100 curtas e médias-metragens, mostras e festivais de cinema, além da publicação de diversos livros com os registros e resultados de cada realização. Foi contemplado com o prêmio “Prêmio BNB de Cultura” por sete vezes; recebeu “Moção de louvor do Conselho de Cultura do Estado da Bahia” em 2015; e foi homenageado (junto com Hilton Lacerda) na XI Edição do Festival de Cinema Curta Taquary em 2018. Também recebeu o “Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco – FUNDARPE” por duas vezes (em 2019 e 2023) e o “Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa – FUNDAJ” em 2020. Marcos é sócio-diretor da Mont Serrat Filmes, produtora responsável pela realização do longa-metragem “Na quadrada das águas perdidas”, 35 mm, 2011. (http://www.naquadradadasaguasperdidas.com.br/). A Mont Serrat Filmes também realizou o longa-metragem “O gigantesco ímã” em parceria com a Vilabela Produções e a Aiuru Filmes, e está trabalhando na finalização e preparativos do lançamento do terceiro longa-metragem produzido pela Mont Serrat Filmes, “Légua Tirana”. Além disso, está envolvida na produção de dois novos longas, uma série documental para TV e na nova temporada do Cinema no Interior – Edição Especial Caminho das Águas: Pajeú – Velho Chico. Marcos faz parte da atual diretoria colegiada da ABD-PE/APECI e é membro do Conselho Consultivo do Audiovisual do Estado de Pernambuco.
    "É com muito gosto e alegria que abraço e participo desta nova temporada do ROTA, sobretudo porque acompanho o ROTA desde a sua primeira edição e tenho profunda admiração por toda equipe envolvida e por toda contribuição que o ROTA traz ao cinema nacional".

  • Marina Meira

    Jurada De Pitching

    Com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, participou do desenvolvimento de projetos de série e longa-metragem para canais como Netflix, TNT, Fox Premium, Futura, SBT, Mais Globosat, Globoplay e Amazon em parceria com produtoras como A Fábrica, Gullane, Porta dos Fundos, Panorâmica, Hungry Man e Tv Zero. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Melhor Filme no Festival de Cinema dos Sertões) e autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões 2019). Consultora nos laboratórios Cabíria Lab e Pajubá Lab.

  • Marta Nehring

    Jurado De Pitching

    Mestre em Teoria Literária (USP), doutora em cinema (USP) e prof. de narrativa audiovisual e roteiro (UNICAMP, SESC, B_arco, AIC, Roteiraria e FAAP). Diretora e roteirista com obras exibidas em circuito comercial. premiadas e exibidas em festivais do Brasil e do mundo. Em teledramaturgia, colaborou nas novelas da Globo Ti-ti-ti Sangue Bom e A Lei do Amor.

  • Ailton Franco Jr.

    Palestrante

    Formado em Economia e Cinema pela UFF, trabalha como produtor executivo de cinema e eventos desde 1992. É o idealizador e diretor do Festival Curta Cinema- Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, realizado há 33 anos. Já produziu longas, documentários e curtas-metragens, como: “Exilados do Vulcão” (melhor longa no Festival de Brasília - 2013) e “Agreste”, ambos de Paula Gaitán, além de mais de 12 curtas-metragens. Em 2021 coproduziu o documentário francês “Venice Beach, CA.”, de Marion Naccache, que teve sua première no Festival Cinéma du Réel, em Paris. Neste ano de 2023 produziu no Rio de Janeiro o filme francês “Kali”, de Julien Seri para a Daigaro Filmes. Atualmente ganhou o Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio com “Othelo, o Grande”, documentário de Lucas H. Rossi dos Santos sobre o ator Grande Otelo.

  • Clarice Siqueira

    Palestrante

    Travesti, cearense e roteirista. Formada na Universidade de Fortaleza, se dedicou a estudar e pesquisar roteiro. Escreveu o longa de terror "O Homem no Teto'', e no desenvolvimento passou pelo Núcleo Primeira Versão e o Laboratório Cena 15, onde foi premiada com o Prêmio do Público de Pitching e o Prêmio Incubadora Paradiso. Trabalhou também em duas salas de roteiro desenvolvendo uma série de dramédia, e em um projeto transmídia de sci-fi. Além disso, fez pesquisa para um longa nordestino de comédia, vencedor do edital de cinema e vídeo do estado do Ceará, é roteirista em uma série documental sobre transgeneridades e roteirizou um projeto de não ficção focado em diversidade.

  • Dani Reule

    Palestrante

    Dani Reule é roteirista, jornalista, mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA. Escreveu a série “Baile de Máscaras” (Globoplay/AXN), o longa “Na Batalha” (roteiro finalista do FRAPA), a série “Pigmaleão do Brejo” (Record), a animação “Lia e os Animoods” (Combo Studio) e a série documental “Sobre Voar” (Senhora Filmes), entre outros projetos inéditos. É consultora do Festival ROTA, foi palestrante do VFX-Rio, do Rio WebFest, do Serie_Lab e do Festival Primeiro Plano, em que também trabalhou como consultora, e parecerista do Prêmio Cacá Diegues de Alagoas. Teve curtas de sua autoria em festivais nacionais e internacionais. Foi professora de Roteiro no curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, na pós-graduação em Roteiro da FACHA e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atualmente, é professora de Narrativas Interativas no Instituto Infnet e de Roteiro para Cinema e Série na ABC Cursos de Cinema.

  • Gabriela Liuzzi Dalmasso

    Palestrante

    É diretora do ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual, sócia da Produtora Aiuru Filmes. Formada em Roteiro pela ECDR, foi curadora das Doctoring Sessions do Serie_Lab Festival, da Cabíria - Festival e Prêmio de Roteiro, jurada do II Prêmio Rede Sina, consultora do Laboratório de Curtas do Festival Primeiro Plano e finalista do Laboratório Novos Roteiristas. Dirigiu e roteirizou o curta "Com os pés na cabeça", dirigiu o curta “A Trilha”, foi assistente de direção em 4 curtas.

  • Paula Weiss

    Palestrante

    Paula Weiss é bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF e pós-graduada em Roteiro pela FACHA. Criou, roteirizou e dirigiu a websérie de dramédia "PORN", com mais de 225.000 views e premiada pelo IOWF. Teve projetos selecionados pela Oficina de Roteiros do Festival Varilux, pelo Programa de Aceleração da Escola de Séries e pelo Laboratório de Projetos de Séries do ROTA. Em 2022 recebeu o primeiro lugar no Prêmio Cardume-Cabíria pelo argumento do curta-metragem infanto juvenil "Caracóis".

Regulamento

 

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE CURTAS-METRAGENS

 

ATENÇÃO: regulamento modificado no dia 20 de julho referente aos itens 3.6.2 e 4.1

1. OBJETIVO

    1.1 O Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas-metragens (doravante chamado de Laboratório de Curtas) do VII ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual (doravante chamado de ROTA Festival) tem o objetivo de desenvolver, qualificar e premiar roteiros de curtas–metragens de ficção e documentários, escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.

 1.2 Serão aceitas inscrições de estudantes e de iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

1.3 O Laboratório de Curtas compreende:

- Consultorias com 3 a 4 (três a quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual,

- Seminário com aulas, palestras e masterclasses essenciais para a escrita audiovisual,

- Desenvolvimento Coletivo com coordenação dos Audiovisionários*,

- Treinamento para Pitching com coordenação dos Audiovisionários*,

- Pitching final para o Júri Oficial do ROTA Festival.

*Os Audiovisionários são os diretores do ROTA Festival: Carla Perozzo, Evandro Melo e Gabriela Liuzzi Dalmasso.

2. DATA E LOCAL

2.1 O Laboratório de Curtas (Consultorias, Seminário, Desenvolvimento Coletivo, e Treinamento de Pitching) do VII ROTA Festival acontecerá, apenas na modalidade on-line, de 04 a 06 de setembro de 2023, das 9h às 18h, com pausa para almoço

2.2 Já o Pitching do Laboratório de Curtas acontecerá tanto na modalidade on-line quanto na modalidade presencial, para 18 (dezoito) selecionados no total (9 vagas em cada modalidade). No ato da inscrição o candidato define para qual modalidade está se inscrevendo:

- ON LINE - 18 de outubro de 2023, das 9h às 12:30h

- PRESENCIAL - 24 de outubro de 2023, das 9h às 12:30h

2.2.1 É imprescindível que o selecionado para o Laboratório de Curtas tenha disponibilidade para estar presente nos dias e horários acima mencionados.

2.2.2 Caso o selecionado não possa comparecer em qualquer um dos dias deve avisar à organização do ROTA Festival com antecedência, e será substituído por um suplente.

2.3 O Pitching presencial acontecerá no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual - Firjan Senai Sesi Laranjeiras, localizado à Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

2.3.1 O ROTA Festival não disponibiliza recursos para o Pitching presencial. Todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação serão arcadas pelos próprios selecionados.

2.4 Todos os selecionados nos 6 ROTA Labs terão livre acesso aos Seminários e Pitching presenciais mesmo que tenha escolhido fazer o seu Pitching na modalidade on line.

2.4.1 A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023, presencialmente na cidade do Rio de Janeiro, quando os vencedores serão anunciados.

 

3. INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição para o Laboratório de Curtas do VII ROTA Festival estará aberta a partir das 00h00 do dia 17 de julho até às 23h59 do dia 29 de julho de 2023, horário de Brasília.

3.2 Não há limite de inscrição avulsa de roteiros por autor.

3.3 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

3.4 Só serão aceitos roteiros escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Para cada roteiro será́ contabilizada uma nova inscrição.

3.6 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.6.1 Preencher o Formulário de Inscrição do Laboratório de Curtas por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios e a falta do roteiro anexo não permitem a conclusão da inscrição.

3.6.2 Anexar ao Formulário o arquivo único com:

- a CAPA com APENAS o título e o pseudônimo (não pode ser nome de nascimento, nem social, nem artístico, devendo não fazer referência ao autor),

- o ROTEIRO (para ficção) de até 20 (vinte) páginas, na formatação profissional (Padrão Master Scenes) ou

- a SUGESTÃO DE ESTRUTURA (para documentário) de até 20 (vinte) páginas.

- a SINOPSE de até 01 (uma) página 

- o PERFIL DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS (para ficção) de até 01 (uma) página ou

- os OBJETOS (para documentário) de até 01 (uma) página

3.6.3 Qualquer arquivo com mais de 23 páginas e/ou com o ROTEIRO DE FICÇÃO fora do padrão Master Scenes será automaticamente desclassificado.

3.6.4 O arquivo não pode conter referência ao nome e/ou contato do(s) autor(es), como por exemplo telefone, email, endereço, em nenhuma das páginas, cabeçalhos ou rodapés, para garantir o sigilo da autoria perante à Curadoria. O mesmo será desclassificado se contiver qualquer item que identifique a/o(s) autora(es).

3.7 A organização do VII ROTA Festival se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.8 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Laboratório de Curtas.

3.9 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Laboratório de Curtas do VII ROTA Festival, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.10 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro de autoria na Biblioteca Nacional ou em site de registro de autoria de obras.

3.11 Ao inscrever seu(s) roteiro(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VII ROTA Festival por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

4. PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações foram preenchidas corretamente, bem como se os roteiros inscritos foram apresentados de acordo com a formatação profissional, quando exigido (Padrão Master Scenes, para roteiros de ficção), e no limite de páginas descrito no item 3.6.2.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

4.1.2 ATENÇÃO: Digite corretamente seu e-mail no cadastro do site do VII ROTA Festival (https://www.rotafestival.com/cadastro) e salve nosso e-mail 7rotalabcurta@gmail.com, para evitar que a confirmação caia no spam.

 4.2 Seleção: realizada em duas etapas. Na primeira etapa uma Comissão de Curadores irá eleger até 36 (trinta e seis) roteiros semifinalistas. Na segunda etapa, outra Comissão de Curadores elegerá 18 (dezoito) roteiros finalistas que participarão do Laboratório de Curtas e apresentarão o Pitching para o Júri.

4.2.1 O Júri Oficial e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do VII ROTA Festival.

4.3 Os roteiros semifinalistas e os finalistas serão divulgados no site do ROTA Festival, assim como nas páginas do ROTA Festival nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), conforme cronograma abaixo:

- Dia 15 de agosto de 2023 – divulgação da lista dos semifinalistas,

- Dia 26 de agosto de 2023 – divulgação da lista dos finalistas,

- Dia 26 de outubro de 2023 – anúncio dos vencedores durante a Cerimônia de Premiação. 

- Dia 27 de outubro de 2023 – divulgação do resultado da premiação no site e nas redes sociais do VII ROTA Festival.

4.4 A escolha dos roteiros vencedores do Laboratório de Curtas do VII ROTA FESTIVAL, bem como dos roteiros finalistas e semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri Oficial. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do VII ROTA Festival reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer roteiros, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os roteiros para quaisquer prêmios.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos roteiros:

a) Qualidade da estrutura narrativa;

b) Qualidade da trama;

c) Qualidade da construção de personagens;

d) Qualidade da construção dos diálogos;

e) Originalidade/relevância/inventividade.

IMPORTANTE: qualquer roteiro que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito a imediata desclassificação.

5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0 a 2,5 para cada um dos critérios de avaliação, estipulados neste Regulamento, com exceção do item "d" Originalidade/inventividade, que receberá 0 (zero) ou 2.

6. PREMIAÇÃO

6.1 Os 18 (dezoito) roteiros finalistas [9 de cada modalidade de Pitching (on-line e presencial)] concorrerão aos prêmios de:

- Melhor Pitching do Laboratório de Curtas do Júri Oficial - troféu

- Segundo Melhor Pitching do Laboratório de Curtas do Júri Oficial - certificado

- Terceiro Melhor Pitching do Laboratório de Curtas do Júri Oficial - certificado

- Melhor Pitching do Laboratório de Curtas do Júri Popular – certificado

6.1.1 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através das redes sociais e do site do VII ROTA Festival.

7. CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do VII ROTA Festival com a inscrição Este projeto participou do ROTA Lab do VII ROTA Festival nos créditos de abertura e menção ao Festival no encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um roteiro premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de roteiros premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8. CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: rotafestival@gmail.com ou 7rotalabcurta@gmail.com (em manutenção no momento)

8.2 Para acompanhar as notícias do VII ROTA Festival acesse:

Facebook:  https://www.facebook.com/rotafestival/

Site:  http://rotafestival.com

Instagram:  @rotafestival

Ver mais...
Fechar

Inscrição

ENCERRADAS