Descrição

Lab de Longas Documentais é composto por duas etapas:

Na primeira, que acontece unicamente na modalidade on-line, o roteirista recebe consultorias individualizadas com profissionais de renome no mercado, em um espaço de troca e debate coletivo e horizontal visando o desenvolvimento dos projetos, participa de aulas essenciais para a escrita específica do formato serializado e recebe treinamento supervisionado para apresentação dos projetos ao mercado. Essa etapa acontecerá de 02 a 06 de outubro de 2023 (atenção: datas já alteradas, em função de errata publicada em 21/08).

A segunda etapa compreende o Pitching, quando o roteirista poderá optar pela modalidade on-line, que acontecerá no dia 18 de outubro de 2023, ou pela presencial, que acontecerá no dia 24 de outubro de 2023.

O ROTA Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização.

Os finalistas concorrerão aos Prêmios de Melhor Pitching dado pelo Júri Oficial (primeiro, segundo e terceiro lugar) e ao Prêmio de Melhor Pitching dado pelo Júri Popular.

A divulgação dos vencedores acontecerá na Cerimônia de Premiação no dia 26 de outubro de 2023, à noite, no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da FIRJAN SENAI SESI, na Rua Ipiranga, 75, em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

O resultado dos projetos semifinalistas será publicado nas redes sociais no dia 08 de setembro e o resultado dos finalistas será publicado nas redes no dia 22 de setembro de 2023.

Dúvidas e sugestões? Envie e-mail para 7rotalablongadoc@gmail.com.

VENCEDORES DOS PITCHINGS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS DOCUMENTAIS

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – LENTES DE CONTATO, de Cristiana de Amorim Mazzini

Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial –  OSMAR SANTOS E A TERCEIRA MARGEM, de Lívia Sá e Victor Sá

2º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – Quando o carnaval chegou, de Rodrigo Savastano e Mateus Lana Guzzo

2º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial – Bruxa do Oeste, de Lara Vic e Cabocla João

3º Melhor Pitching Presencial pelo Júri Oficial – LGBT+60, de Yuri Alves Fernandes

3º Melhor Pitching On-line pelo Júri Oficial –  Históricas, de Caroline Vilani Lopes

Melhor Pitching Presencial pelo Júri Popular - Yoga de Rua, de Julio Stotz

Melhor Pitching On-line pelo Júri Popular - Morada do Imaginário, de Paula Magalhães Santiago Ramos


FINALISTAS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS DOCUMENTAIS

1. Bruxa do Oeste, de Lara Vic e Cabocla João, Foz do Iguaçu/PR @lara_sorbille e @caboclajoao
2. Demência Digital – Atenção e Memória, de Fabio Yamada, São Paulo/SP @fabioymd
3. Históricas, de Caroline Vilani Lopes, São Paulo/SP @carolinevilani
4. Lentes de contato, de Cristiana de Amorim Mazzini, Belo Horizonte/MG @crisamorimmazzini
5. LGBT+60, de Yuri Alves Fernandes, Rio de Janeiro/RJ @yurifernands
6. Morada do Imaginário, de Paula Magalhães, Brasília/DF @paulinhasantiagor
7. Osmar Santos e a Terceira Margem, de Lívia Sá e Victor Sá, São Paulo/SP @liv.sa e @sa.victor.sa
8. Pay to Win - Pagar para vencer, de Michel Vanclér, Rio de Janeiro/RJ @michelvancler
9. Quando o carnaval chegou, de Rodrigo Savastano e Mateus Lana Guzzo, Rio de Janeiro/RJ @rodrigo_savastano
10. Se Me Deixam Filmar, de Paola Mallmann, Porto Alegre/RS @soupaolamallmann
11. Xetá, de Erik Gasparetto, Umuarama/PR @erikgasparetto
12. Yoga de Rua, de Julio Stotz, Rio de Janeiro/RJ @juliostotz

SEMIFINALISTAS DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS DOCUMENTAIS:

A voz de Iara, de Gustavo Vaz, São Paulo/SP
Bruxa do Oeste, de Lara Vic, Foz do Iguaçu/PA
Se me deixam filmar, de Paola Mallmann, Porto Alegre/São Miguel das Missões/RS
Demência Digital – Atenção e Memória, de Fabio Yamada, São Paulo/SP
Encontrando Pedro, de Matheus Pinto Biscaro, São Paulo/SP
Fervo, de José Vinicius Reis Gouveia, Recife/PE
Helmut Sick, de Renata Lago, Rio de Janeiro/RJ
Históricas, de Caroline Vilani Lopes, São Paulo/SP
Janoa, de Juan Francisco Celin Robalino, Ouro Preto/MG
Lentes de contato, de Cristiana de Amorim Mazzini, Belo Horizonte/MG
LGBT+60: o documentário, de Yuri Alves Fernandes, Rio de Janeiro/RJ
Mãe Rainha, de Ayiti Diop, Salvador/BA
Morada do Imaginário, de Paula Magalhães Santiago Ramos, Brasília/DF
Osmar Santos e a Terceira Margem, de Lívia Sá, São Paulo/SP
Pay to Win - Pagar para vencer, de Michel Vanclér, Rio de Janeiro/RJ
Pedra de Escândalo, de Sabrina Andrade da Silva Vieira, Salvador/BA
Quando o Carnaval Chegou, de Rodrigo Savastano, Rio de Janeiro/RJ
 Xeta, de Erik Gasparetto, Rio de Janeiro/RJ
Yoga de Rua, de Julio Stotz, Rio de Janeiro/RJ

Convidados

  • Arttur Bernardo

    Curador

    Arttur Bernardo é roteirista formado em cinema e audiovisual e mestrando em educação e representações sociais pela Estácio de Sá. Um dos organizadores da Formação de Roteiristas do Roteiros e Narrativas tendo sido curador de concursos de roteiro de curta metragens do III e VI ROTA - festival de roteiro audiovisual no Rio de Janeiro e também de feedbacks de projetos das rodadas de negócios e concursos do Roteiros e narrativas (2022). Trabalhou como pesquisador de texto no projeto de longa metragem infantil "Timóteo e as árvores", assina o roteiro da minissérie "Pássaro Vermelho" (Em desenvolvimento) e do curta de animação “Entre Gerações” além de ter produzido seu curta “Olhos Pesados” de forma independente. Participou como roteirista na sala de roteiro da série “Aleatórias” admitida pelo edital PROAC em 2022.

  • Dama Oliveira

    Curadora

    Dama Oliveira é escritore, roteirista, e às vezes desenhista. Foi uma das pessoas vencedoras do CROPA Concurso de Roteiros 2023, com o roteiro "Naftalina", finalista do PRÊMIO ABRA-CARDUME PARA DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM 2022 com o argumento “Se Deus é Menina e Menino”, e do SCRIPT+V Desafio Internacional de Roteiro com o roteiro "Canto Solitário".

  • Mariana Stolf

    Curador

    Mariana Stolf é mestranda no Programa de Pós Graduação em Multimeios da Unicamp, graduada no Bacharelado em Cinema e Audiovisual pela UFJF. Pesquisa documentário experimental e ensaístico, com ênfase em produções femininas e em cineastas indígenas.

  • Rafael Ribeiro

    Curador

    Rafael Ribeiro é realizador, pesquisador e curador audiovisual. Bacharel em Cinema e Mestre em Comunicação pela UFF. Diretor e roteirista dos curtas-metragens Invasão Drag (2018), indicado ao Prêmio Felix pelo Festival do Rio e Vinde Como Estais (2019), vencedor de 2 prêmios ROTA - Festival do Roteiro Audiovisual. Foi montador dos projetos Juventude Coletiva (2017), do Futura e Amor Natural (2021), realizado pelo SESC Pulsar. Foi produtor executivo do documentário Sou MC Carol, 100% Feminista (2019), Prêmio Elipse 2018 pela Fundação CESGRANRIO. Foi curador da Mostra Audiovisual ARTEPOP, ROTA - Festival do Roteiro Audiovisual, Pajubá - Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro, Pajubá Lab e SESC Argumenta - Laboratório de Argumentos de Longa Metragem. Como roteirista, foi selecionado para o Sesc Argumenta, Visões Lab e finalista do concurso LATINX 2020 - Categoria Brasil com o projeto “Tudo Que Eu Sou”. Desenvolvi o projeto de longa-metragem infanto-juvenil “Tiê e o Pássaro do Tempo” com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto integrou o Cabíria Lab 2023. Idealizou e produziu o I Pajubá - Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro (2021), com recursos da Lei Aldir Blanc 1 da SESEC-RJ e Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e o Pajubá Lab - Laboratório de Projetos Audiovisuais LGBTI+, que ocorre no Centro Cultural Hélio Oiticica e Centro de Artes Calouste Gulbenkian.

  • Tamar Dias

    Curadora

    Tamar Dias é formada em Relações Internacionais pela PUC SP, mas começou no audiovisual bem cedo. Fazia comerciais desde criança e, na adolescência, começou a escrever peças de teatro e esquetes no grupo de teatro que fazia parte. A escrita sempre fez parte de sua vida e logo, passou a se interessar por escrever roteiros para diversos formatos e públicos, além de ser também, autora de livros, tendo sido vencedora de diversos concursos literários.

  • Vanessa Aranovich

    Curadora

    Vanessa é roteirista, cineasta, artista visual e jornalista. Estuda Jornalismo na UFRGS e Produção Audiovisual na PUCRS. Já participou da produção de curtas-metragens como “Cachorro de Rua” (2023) e “Memórias que Voam” (2022).

  • Adriana Gaeta

    Curadora 2ª Etapa

    Pesquisadora e Roteirista do documentário Sororité contemplado pelo edital VAI, sobre os estereótipos da cultura do estupro. Pesquisadora e roteirista dos documentários Invisível e Seu João sobre a cadeia produtiva da reciclagem em São Paulo. Pesquisadora e roteirista da série documental O Papel Delas sobre escritoras contemporâneas brasileiras. Pesquisadora e roteirista da série documental Dona da P... Toda sobre empreendedoras. Foi integrante do Crítica Curta do Festival de curtas Kinoforum.

  • Alice Gomes

    Curadora 2ª Etapa

    Roteirista, diretora e documentarista. Dirigiu e escreveu dois premiados curtas infantis Balão Azul (2018) e Lápis de cor (2011). Dirigiu o documentário A última abolição (2018), parceria GloboNews/GloboFilmes. Assina a criação da série Marcelo Marmelo Martelo, da ParamountPlus, adaptação da obra de Ruth Rocha. Roteirista colaboradora de séries e novelas, como Malhação – Toda forma de Amar, de Emanuel Jacobina, e DPA – Detetives do Prédio Azul, de Flávia Lins, entre outros títulos.

  • Eduardo Resing

    Curador 2ª Etapa

    Assina o roteiro e a montagem de “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, prêmio do júri no Doclisboa; a montagem de “Transition”, selecionado para o Festival de Tribeca e “O Homem Que Cuida”, estreado no Festival de Rotterdam, além de curtas exibidos em festivais como Cannes, Clermont-Ferrand e Toronto. Dirigiu ”Bestiário”, curta patrocinado pelo Itaú Cultural e escreveu “Repele”, série contemplada pelo Edital de Núcleos da Spcine. Participou do Berlinale Talents de Guadalajara, Buenos Aires e Berlim.

  • Fran Lipinski

    Curadora 2ª Etapa

    Fran Lipinski é artista multidisciplinar, em trânsito entre o Teatro, o Cinema e a Literatura, ecofeminista e produtora cultural, graduada em Ciências Biológicas pela UFPR. É autora do livro de microcontos Molly Finnegan (Ed. DTX), de diversas peças teatrais — sua última dramaturgia, Irê Ayó, integra a coletânea Núcleo de Dramaturgia do SESI-PR (Ed. La Lettre) — e curtas-metragens, incluindo o premiado Para Verônica, em que também assina a direção e a produção executiva. Desde 2020, ministra oficinas de escrita criativa fundamentadas no estudo dos arquétipos das deusas gregas e dos orixás. Tem especial interesse pela mulheridade, pelo oculto e pela quebra de padrões patriarcais.

  • Gustavo Erick

    Curador 2ª Etapa

    Roteirista e produtor, possui mestrado em Educação e pesquisas nas áreas de Dramaturgia, Narrativa seriada e Jogos digitais. Escreveu roteiros de séries de ficção docu-reality e documentais, com destaque para Gravador de Histórias (CineBrasil TV), , Criativos.br (Fashion TV, Lifetime e BAND), Cícero (TV Jornal/SBT) e Biografias Urbanas (TV Jornal/SBT). É também consultor de projetos, tendo atendido janelas de exibição, tais como Tambaú/SBT (Paraíba) e TV Clube/Record (Pernambuco).

  • Raquel Terto

    Curadora 2ª Etapa

    Raquel Terto é roteirista e mestre com a dissertação “Corpos femininos e narrativas simbólicas afro-brasileiras” na UFF, RJ. Começou como assistente de roteiro nos mais diversos canais e produtoras, tendo estreado como roteirista em 2022. Seus trabalhos estão no Multishow (Panorâmica e Formata), Globoplay (Formata), Paramount & Amazon (Glaz), Disney e Star+ (Fullara SA) e HBO (Gullane). Trabalha principalmente com comédia, new adult, drama, familiar e thriller psicológico.

  • Eduardo Resing

    Consultor

    Assina o roteiro e a montagem de “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, prêmio do júri no Doclisboa; a montagem de “Transition”, selecionado para o Festival de Tribeca e “O Homem Que Cuida”, estreado no Festival de Rotterdam, além de curtas exibidos em festivais como Cannes, Clermont-Ferrand e Toronto. Dirigiu ”Bestiário”, curta patrocinado pelo Itaú Cultural e escreveu “Repele”, série contemplada pelo Edital de Núcleos da Spcine. Participou do Berlinale Talents de Guadalajara, Buenos Aires e Berlim.

  • Fernando Segtowick

    Consultor

    Fernando Segtowick nasceu em Belém, Brasil. Seu primeiro longa, o documentário O REFLEXO DO LAGO estreou na Mostra Panorama da Festival de Berlim 2020; foi também exibido no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (Colômbia), Festival du Film Etnographie Jean Rouch (França), Festival Internacional Olhar de Cinema (Brasil) entre outros festivais ao redor do mundo. Em 2020, lançou a série SABORES DA FLORESTA sobre a comida tradicional da Amazônia.

  • Gustavo Moraes

    Consultor

    Moraes é mestre pela Columbia University (EUA) e tem especialização em roteiro pelo Binger Film Lab (Holanda). Leciona há mais de 10 anos nas áreas de roteiro, direção e produção. É consultor de roteiros e roteirista profissional tendo participado do Laboratório SESC de Roteiros, Produire au Sud (Brasil/França) e do Berlinale Talent Campus (Alemanha). É também da comissão de seleção de documentários para pitching no Rio2C. Atualmente, produz por sua empresa uma série documental com apoio do FSA.

  • Larissa Nepomuceno

    Consultora

    Larissa Nepomuceno é pesquisadora, documentarista e mestra em Educação. Em seus filmes discute cultura surda e o lugar da mulher negra na sociedade. Dirigiu os documentários Megg - A Margem que Migra para o Centro (2018) (22º Mostra de Cinema de Tiradentes), Seremos Ouvidas (2020) (10+ filmes brasileiros favoritos do público no 32° Curta Kinoforum), "Emerenciana" (2023) (18º Fest Aruanda) e seu novo documentário "Na Pele" está em pós-produção. Atuou também como diretora assistente no longa-metragem "Nem Toda História de Amor Acaba em Morte", em finalização, de Bruno Costa, primeiro longa-metragem brasileiro com uma protagonista surda. É sócia da Fala Filmes, produtora de cinema de Curitiba.

  • Lorenna Montenegro

    Consultora

    Crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Filiada ao FORCINE, é bacharel em Jornalismo, cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra formações sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de personagens afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista - como o curso As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural documentarista Flavia Guerra. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema.

  • Mayara Coelho

    Consultora

    Roteirista, cineasta e educadora audiovisual. Formada em comunicação social com pós em Marketing digital. Atua no Audiovisual 4 anos, tendo trabalhos entre produção, direção e principalmente roteiro. Como roteirista escreveu o spin of da websérie Pretas - Edição emergencial, o curta documental À sete palmas da liberdade, o curta ficcional intitulado de Sangue Bom para a campanha da marca Intimus onde escreveu e foi assistente de direção, assim como no vídeo institucional da Negritar Filmes e Produções, produtora onde trabalha atualmente, escreveu o documentário “Amazônia segundo as Juventudes” que foi exibido na COP27 no Egito. Desde 2021, sai em busca de compartilhar seus conhecimentos técnicos da escrita do roteiro através de palestras, oficinas, consultorias e workshops voltados para a escrita criativa e produções audiovisuais.

  • Nina Galanternick

    Consultora

    Nina Galanternick trabalha com montagem audiovisual no Rio de Janeiro desde 2000. Assina trabalhos nas mais diversas linguagens para cinema, televisão e streaming. Alguns diretores com quem trabalhou são Luiz Fernando Carvalho, Maria Augusta Ramos, José Alvarenga Jr., Clara Linhart, Eduardo Escorel, Joana Nin, Marcos Prado e João Jardim.
    Ganhou o prêmio de melhor montagem pelo longa-metragem "Casa Grande", de Fellipe Barbosa, no VII Janela Internacional de Cinema de Recife.
    Formou-se em jornalismo na PUC-Rio. Em 2010 fez mestrado na ECO/UFRJ, com a pesquis sobre representações de obras de arte em documentários. Foi professora de montagem no curso de formação em edição da AIC e uma das fundadoras da edt. - Associação de Profissionais de Edição Audiovisual fazendo parte de sua primeira diretoria. Atualmente atua no Conselho Consultivo.
    Faz parte da Oca Filmes, núcleo de pós-produção sediado em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde tem sua ilha de edição.

  • Vilma Carla Martins

    Consultora

    Roteirista/Diretora, Produtora e Curadora. Mestre em Análise Fílmica pela UFBA (2017) e em Curadoria Fílmica na EQZE - Espanha (2022). Estudou produção executiva na AIC (2020), Roteiro no Centro Afrocarioca (2020) e Cine Autorreferencial na EICTV-Cuba (2019). Membro da APAN, da ABRA e do Talentos Paradiso. Co-fundadora do Coletivo Sujeito Filmes (2017) e diretora do curta “5 Fitas” (2020). Curadora de roteiro do Rota Festival 2021 e Frapa 2022 e 2023. Está escrevendo série para Disney+.

  • Alice Gomes

    Jurada De Pitching

    Roteirista, diretora e documentarista. Dirigiu e escreveu dois premiados curtas infantis Balão Azul (2018) e Lápis de cor (2011). Dirigiu o documentário A última abolição (2018), parceria GloboNews/GloboFilmes. Assina a criação da série Marcelo Marmelo Martelo, da ParamountPlus, adaptação da obra de Ruth Rocha. Roteirista colaboradora de séries e novelas, como Malhação – Toda forma de Amar, de Emanuel Jacobina, e DPA – Detetives do Prédio Azul, de Flávia Lins, entre outros títulos.

  • Ana Abreu

    Jurada De Pitching

    Ana Abreu é roteirista e diretora, tendo trabalhado em séries para diversos canais, como Prime Video, GNT, Globo, Canal Futura, OFF, Nat Geo e outros. Ana criou, roteirizou e dirigiu a série documental “Deixa Ela”, exibida no GNT, SporTV e Globlopay. Foi roteirista das séries “Eu sou assim”, indicada ao Emmy Internacional em 2018, "Boas Vindas", que recebeu menção honrosa no NY Festivals- TV & Film Awards na categoria documentário em 2020, "Quem Salva Quem?", "Livres no Rio de Janeiro", "Quintal TV", "Socorro, meu filho come mal”, “Perto do Fogo”, "Que Marravilha" e "Fazendo a Festa", entre outras. Na Globo, escreveu o roteiro do reality “Mestre do Sabor” e da série documental "Coisas Daqui", para a Globo Minas. Ana também escreveu os documentários "Filho da Mãe", sobre o ator Paulo Gustavo para o Prime Video, “Lutando para vencer” (UFC/SporTV), selecionado para o Lisbon International Film Festival de 2016 e para o American International Film Festival do mesmo ano,e vencedor do prêmio de Melhor Documentário Estrangeiro no Annual Copenhagen Film Festival 2017, e "A Cozinha do Amanhã", vencedor da medalha de bronze na categoria documentários biográficos no NY Festivals- TV & Film Awards, em 2019. Foi chefe de sala de roteiro da série documental "Facebook Latam Season", além de outros conteúdos digitais para marcas como Stella Artois e Itaú. Também escreveu o longa “Apaixonada”, com Giovanna Antonelli, que estreia em dezembro de 2024. Ana foi coordenadora artística e de conteúdo do GNT, produtora de conteúdo da Globo e parecerista externa da Ancine.

  • Christiana Albuquerque

    Jurada De Pitching

    É roteirista, jornalista, pesquisadora. Doutoranda e Mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em produções para canais e streamings como GNT, Multishow, Canal Brasil, HBO, HBO Max, Gloob, E! Entertainment e Netflix. É autora do argumento e roteirista do documentário “Lobby do batom” (GNT/Globoplay), de 2022, que conta a bem-sucedida conquista de direitos das mulheres brasileiras na Constituição de 1988.

  • Danielle de Noronha

    Jurada De Pitching

    Danielle de Noronha é pesquisadora, professora e roteirista. Doutora em Mídia, Comunicação e Cultura pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente, realiza uma pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre coletivos e dissidências de gênero do cinema e do audiovisual.

  • Susanna Lira

    Jurada De Pitching

    Cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em Biopolítica Criminal. É mestranda em Psicanálise. Já dirigiu 15 longas metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Também criou e dirigiu quatro temporadas da série de ficção "Rotas do Ódio" para Universal TV. Entre seus trabalhos de maior destaque estão: “Não Foi Minha Culpa” (2022), “Adriano Imperador” (2022), “Casão, Num Jogo Sem Regras” (2022), “A Mãe de Todas as Lutas” (2021), “Prazer em Conhecer” (2020), “Torre das Donzelas” (2018), “Mussum, um Filme do Cacildis” (2018), Legítima Defesa” (2017), “Clara Estrela” (2017), “Levante!” (2015), “Damas do Samba” (2015), “Porque Temos Esperança” (2014), “Uma Visita para Elizabeth Teixeira” (2011), “Positivas (2010), “Contracena” (2009), “C MERA, Close!” (2005). Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para principais veículos de comunicação, entre eles: Globo Play HBO, Paramount +, Universal Channel,AI Jazeera, TV Globo, Canal GNT, TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura, SESC TV, TV Câmara, CineBrasil TV, Canal Curta, Fashion TV e Multishow. Tem uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Prata 2016, na Argentina, com amostra “Suzanna Lira – Hasta el limite”; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival FEMCINE, no Chile em 2019. No Brasil, foi homenageada em 2021 com amostra SUZANNA LIRA organizada pelo Infinitto Festival.

  • Beatriz Scavazzini

    Palestrante

    Beatriz Scavazzini é diretora e produtora executiva. Formada em Jornalismo, estudou Produção de Cinema e Televisão, em Madrid e Direção Documental, na EICTV, em Cuba. Dedicou os últimos dez anos à direção de entretenimento de E-sports & Gaming tendo rodado em países como Polônia, Estados Unidos, Peru e Suécia. Trabalhou com veículos como Cartoon Network, ESPN, GloboSat e Sportv. Os trabalhos mais recentes incluem Favela Gaming e a direção da série documental Road to M3 e GooglePlay on Challenge, além de ter dirigido peças para Logitech, P&G, Garena, Ubisoft, Moonton, Supercell, ESL, PUBG Corp, e times como Fúria, MIBR, Pain Gaming, Fluxo e Loud.
    O documentário Gaming Queens sobre o time feminino da Furia, para RedBullTV, que leva sua assinatura na direção e produção executiva, faz parte da seleção oficial do Festival Paladino D’oro, na Itália, em 2023.

  • Bruno Bloch

    Palestrante

    Bruno Bloch é roteirista com experiência em TV, cinema e podcasts. Recentemente, escreveu um podcast para a produtora B9, em parceria com a Audible. Para o cinema, foi roteirista do longa “B.O.”, indicado ao prêmio ABRA na categoria “melhor roteiro de longa de comédia”. Também foi roteirista do longa “Tamo Junto”, exibido no Festival de Cinema de Gramado. Para TV, é roteirista da série “Bugados”, do Gloob. É também apresentador do “Primeiro Tratamento”, maior podcast sobre roteiro do Brasil.

  • Filippo Cordeiro

    Palestrante

    Roteirista de "Fale Conosco GNT", com Julia Rabello, "Desafio Além da Conta", com Ingrid Guimarães, "Especial 10 anos de Detetives do Prédio Azul", "Multishow Colab". Gerente de desenvolvimento de projetos na produtora Formata. Foi finalista do concurso de roteiro de piloto de séries do FRAPA 2018 com a série "Friburgo" e semifinalista do concurso de roteiro de curtas do ROTA 2018 com "Condomínio".

  • Guilherme Avzaradel

    Palestrante

    Guilherme Avzaradel é autor e roteirista. Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, estudou roteiro na Roteiraria, escola b_arco e participou do grupo de desenvolvimento do projeto Marieta. Participou da sala de roteiristas da série de drama político Baile de Máscaras (Giros), do programa Fora de Hora (TV Globo), e é autor e roteirista da mini novela Fala Comigo, que foi ao ar no app Kwai, e do longa metragem STAND UP – Minha vida é uma piada (Rubi/Bronze/Take a Take).

  • Luana Rocha

    Palestrante

    Finalizou uma série documental para Netflix e atualmente está desenvolvendo uma série para a HBO, ambas de gênero true crime. Desenvolveu a pesquisa do doc Chico Rei Entre Nós, vencedor da Mostra SP. Em 2022 finalizou uma série documental, com recurso da SPCine, chamada "Pretas Lutas”, atualmente em fase de produção. Trabalhou na Repórter Brasil no desenvolvimento de um de dois documentários: um sobre uso de agrotóxicos no Ceará e outro sobre o Massacre de Pau Darco (PA).

  • Muriel Alves

    Palestrante

    Muriel Alves é documentarista e roteirista de não-ficção. Jornalista formada pela Puc-Rio, realizou curso de direção de documentários na EICTV, em Cuba, e a especialização "Imaginando Realidades: La Autoría En El Cine Documental" na Universitat Autònoma De Barcelona. Nos últimos 10 anos atuou na equipe de roteiro e direção de dezenas de documentários exibidos em festivais no Brasil e no exterior, como TORRE DAS DONZELAS, longa documentário ganhador dos principais prêmios do Festival de Brasília, Mostra de São Paulo e Festival do Rio; além de programas de TV e séries de não-ficção para Netflix, Globoplay, Prime Video, GloboNews, Canal GNT, entre outros. Foi parecerista da Ancine trabalhando na avaliação de projetos do Fundo Setorial Audiovisual. Também é professora de roteiro para documentário da escola Roteiraria e curadora do Cabíria Lab, Laboratório de Roteiro da Rede Cabíria de Talentos. Seu trabalho mais recente foi como roteirista de uma série documental para a Netflix, que está em produção.

  • Sérgio Azevedo

    Palestrante

    Sérgio Azevedo é Bacharel em Letras, com pós em Jornalismo e cursando pós em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas. Atua como diretor, produtor e roteirista na Café Preto Filmes - nasceu em Brusque, Santa Catarina. Começou a trabalhar com audiovisual em 2011. Em 2013 dirigiu e contribuiu no roteiro do videoclipe “Vibe da Nite”, do rapper MV Bill, disponível no canal do Youtube do artista. Dirigiu e escreveu o telefilme documentário “Do Outro Lado – A conquista de Matheus Rheine” (52 minutos) em coprodução com a ESPN (2016). Lançou os longas documentais Brusque 92 (2018) e Time de Fábrica (2020). Na ficção já escreveu e dirigiu os filmes Vermelho Unissex (2017) e As paredes falam (2021). Ainda dirigiu os curtas documentais: A memória da cidade (2017) e De onde vim (2019). É autor e roteirista da série de ficção Disque-Amizade, contemplada na categoria de desenvolvimento no Prêmio Catarinense de Cinema 2020. É diretor e roteirista das séries documentais “Lendas do Motocross Brasileiro” - que estreia na BandSports em 2023, e “Victory Zone”, série documental de duas temporadas no Youtube da Yamaha Brasil.

  • Suzana Lira

    Palestrante

    Cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em Biopolítica Criminal. É mestranda em Psicanálise. Já dirigiu 15 longas metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Também criou e dirigiu quatro temporadas da série de ficção "Rotas do Ódio" para Universal TV. Entre seus trabalhos de maior destaque estão: “Não Foi Minha Culpa” (2022), “Adriano Imperador” (2022), “Casão, Num Jogo Sem Regras” (2022), “A Mãe de Todas as Lutas” (2021), “Prazer em Conhecer” (2020), “Torre das Donzelas” (2018), “Mussum, um Filme do Cacildis” (2018), Legítima Defesa” (2017), “Clara Estrela” (2017), “Levante!” (2015), “Damas do Samba” (2015), “Porque Temos Esperança” (2014), “Uma Visita para Elizabeth Teixeira” (2011), “Positivas (2010), “Contracena” (2009), “C MERA, Close!” (2005). Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para principais veículos de comunicação, entre eles: Globo Play HBO, Paramount +, Universal Channel,AI Jazeera, TV Globo, Canal GNT, TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura, SESC TV, TV Câmara, CineBrasil TV, Canal Curta, Fashion TV e Multishow. Tem uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Prata 2016, na Argentina, com amostra “Suzanna Lira – Hasta el limite”; no Festival Tenemos que ver no Uruguai em 2018 e no Festival FEMCINE, no Chile em 2019. No Brasil, foi homenageada em 2021 com amostra SUZANNA LIRA organizada pelo Infinitto Festival.

Regulamento

 

ATENÇÃO: regulamento modificado no dia 21 de agosto referente aos itens 2.1; 2.2; 3.1; 4.2, 4.3 e 6.1.

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS-METRAGENS DOCUMENTAIS

 

1. OBJETIVO

      1.1 O Laboratório de Desenvolvimento de Projetos de Longas-metragens Documentais (doravante chamado de Laboratório de Longas Documentais) do VII ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual (doravante chamado de ROTA Festival) tem o objetivo de desenvolver, qualificar e premiar projetos de longas–metragens documentais, escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua eventual realização.

      1.2 Serão aceitas inscrições de estudantes e de iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

1.3 O Laboratório de Longas Documentais compreende:

- Consultorias com 3 a 4 (três a quatro) profissionais atuantes no mercado audiovisual,

- Seminário com aulas, palestras e masterclasses essenciais para a escrita audiovisual,

- Desenvolvimento Coletivo com coordenação dos Audiovisionários*,

- Treinamento para Pitching com coordenação dos Audiovisionários*,

- Pitching final para o Júri Oficial do VII ROTA Festival.

*Os Audiovisionários são os diretores do VII ROTA Festival: Carla Perozzo, Evandro Melo e Gabriela Liuzzi Dalmasso.

2. DATA E LOCAL

2.1 O Laboratório de Longas Documentais (Consultorias, Seminário, Desenvolvimento Coletivo, e Treinamento de Pitching) do VII ROTA Festival acontecerá apenas na modalidade on-line, de 02 a 06 de outubro de 2023, das 9h às 18h, com pausa para almoço

2.2 Já o Pitching do Laboratório de Longas Documentais acontecerá tanto na modalidade on-line quanto na modalidade presencial, para 12 (doze) selecionados no total (6 vagas em cada modalidade). No ato da inscrição o candidato define para qual modalidade está se inscrevendo:

- ON LINE - 18 de outubro de 2023, das 14:30h às 18:00h,

- PRESENCIAL - 24 de outubro de 2023, das 14:30h às 18:00h.

2.2.1 É imprescindível que o selecionado para o Laboratório de Longas Documentais tenha disponibilidade para estar presente nos dias e horários acima mencionados.

2.2.2 Caso o selecionado não possa comparecer em qualquer um dos dias deve avisar à organização do ROTA Festival com antecedência, e será substituído por um suplente.

2.3 O Pitching presencial acontecerá no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual - Firjan Senai Sesi Laranjeiras, localizado à Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

2.3.1 O ROTA Festival não disponibiliza recursos para o Pitching presencial. Todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação serão arcadas pelos próprios selecionados.

2.4 Todos os selecionados nos 6 ROTA Labs terão livre acesso aos Seminários (que acontecem durante os Labs on line) e aos Pitching presenciais, mesmo que tenha escolhido fazer o seu Pitching na modalidade on line.

2.4.1 A Cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023, presencialmente na cidade do Rio de Janeiro, quando os vencedores serão anunciados.

3. INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição para o Laboratório de Longas Documentais do VII ROTA Festival estará aberta a partir das 00h00 do dia 17 de julho até às 23h59 do dia 25 de agosto de 2023, horário de Brasília.

3.2 Não há limite de inscrição avulsa de Projetos por autor.

3.3 Estão habilitados a participar estudantes e/ou iniciantes, maiores de 18 anos, brasileiros ou naturalizados, residentes dentro ou fora do Brasil.

3.4 Só serão aceitos projetos escritos em português, podendo haver apenas expressões em outras línguas.

3.5 Para cada projeto será́ contabilizada uma nova inscrição.

3.6 A inscrição dar-se-á através do seguinte processo:

3.6.1 Preencher o Formulário de Inscrição do Laboratório de Longas Documentais por completo. O não preenchimento dos campos obrigatórios não permite a conclusão da inscrição. Cada um dos itens encontra-se esmiuçado a seguir:

* Título do projeto (até 100 caracteres com espaço):

* Tema (até 1.000 caracteres):

O tema é o universo escolhido para se retratar, discutir, mostrar. Descreva o que você quer filmar, sobre o que o filme vai discutir, o que será retratado, mostrado e o porquê de filmar, retratar, discutir, mostrar esse tema.

* Recorte (até 1.000 caracteres com espaço):

Descreva o que será filmado especificamente dentro do universo escolhido como tema. Quem será filmado? Por quê? Qual o ponto de vista da/o documentarista? Como a/o documentarista irá se relacionar com os objetos que serão filmados?

* Premissa (até 1.000 caracteres com espaço):

A premissa é de onde o seu projeto parte. Pode ser a pergunta que move a/o documentarista a fazer o projeto, o que a/o instiga a propor o documentário. Descreva o que deseja dizer sobre o tema a partir do seu recorte e o que a/o levou a isso.

* Potência/Justificativa (até 1.000 caracteres com espaço):

Descreva o motivo que justifique o investimento na realização deste filme, a quem pretende que ele toque (emocionalmente e/ou racionalmente), como e o porquê? Qual a potência do documentário? Por que este filme deve vir ao mundo e por que você é a pessoa certa a fazê-lo?

* Abordagem (até 1.000 caracteres com espaço):

Descreva quais são os personagens e como eles serão abordados. Quais são os eixos estruturais do documentário. Existem núcleos que irão se relacionar?

* Justificativa da estratégia de abordagem (até 1.000 caracteres com espaço):

Descreva quais são as vantagens da estratégia de abordagem escolhida.

* Perfil dos principais personagens/objetos (até 2.000 caracteres com espaço):

Descreva nome, idade e biografia dos principais personagens/objetos e defenda a escolha, explicando como eles irão compor o documentário. Os personagens/objetos podem ser pessoas vivas, mortas, objetos inanimados, natureza, instituições, cidades.

* Sugestão de Estrutura (até 2.500 caracteres com espaço):

Descreva, com base na pesquisa, como imagina que será a estrutura do documentário, quais cenas pretende gravar e como pretende montar as cenas para abordar o tema do documentário e alcançar a potência da sua premissa.

* Referências (até 500 caracteres com espaço):

Descreva com quais filmes o seu documentário se relaciona.

            3.6.2 Ao concluir a inscrição aparece um aviso de que a inscrição foi realizada com sucesso.

3.7 A organização do VII ROTA Festival se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgue adequado, anunciando tal informação em seus canais de comunicação.

3.8 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas neste Laboratório de Longas Documentais.

3.9 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes deste Laboratório de Longas Documentais do VII ROTA Festival, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento.

3.10 A organização do VII ROTA Festival não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da ausência de registro de autoria na Biblioteca Nacional ou em site de registro de autoria de obras.

3.11 Ao inscrever seu(s) projeto(s), o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do VII ROTA Festival por ocasião desta inscrição são verdadeiras.

4. PROCESSO SELETIVO

4.1 Habilitação: nesta etapa serão verificadas se todas as informações e campos obrigatórios foram preenchidos corretamente. Se estiver habilitado, o inscrito receberá um e-mail confirmando a habilitação.

4.1.1 Apenas os projetos habilitados passarão para a etapa de seleção e serão avaliados.

4.1.2 ATENÇÃO: Digite corretamente seu e-mail no cadastro do site do VII ROTA Festival (https://www.rotafestival.com/cadastro) e salve nosso e-mail 7rotalablongadoc@gmail.com, para evitar que a confirmação caia no spam.

 4.2 Seleção: realizada em duas etapas. Na primeira etapa uma Comissão de Curadores irá eleger 24 (vinte e quatro) projetos semifinalistas. Na segunda etapa, outra Comissão de Curadores elegerá os 12 (doze) projetos finalistas que participarão do Laboratório de Longas Documentais e apresentarão o Pitching para o Júri.

4.2.1 O Júri Oficial e a Curadoria serão compostos por profissionais atuantes no mercado audiovisual e no meio acadêmico, escolhidos pela organização do VII ROTA Festival.

4.3 Os projetos semifinalistas e os finalistas serão divulgados no site do VII ROTA Festival, assim como nas páginas do ROTA Festival nas redes sociais (Facebook e Instagram), conforme cronograma abaixo:

- Dia 08 de setembro de 2023 – divulgação da lista dos semifinalistas,

- Dia 22 de setembro de 2023 – divulgação da lista dos finalistas,

- Dia 26 de outubro de 2023 – premiação dos vencedores dos Pitchings durante a Cerimônia de Premiação. 

- Dia 27 de outubro de 2023 – divulgação dos resultados da premiação no site e nas redes sociais do VII ROTA Festival.

4.4 A escolha dos projetos vencedores do Laboratório de Longas Documentais do VII ROTA FESTIVAL, bem como dos projetos finalistas e semifinalistas, será de exclusiva responsabilidade da Curadoria e do Júri Oficial. Estas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

4.5 A organização do VII ROTA Festival reserva-se o direito de selecionar e premiar, ou não, quaisquer projetos, conservando para si todas as prerrogativas referentes a esses processos de seleção, inclusive a de não premiar ou selecionar os projetos para quaisquer prêmios.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Critérios que serão utilizados na avaliação dos projetos:

a)     Clareza, coerência e consistência

b)    Criatividade e originalidade

c)     Qualificação artística e técnica do projeto

d)    Proposta estética e narrativa

IMPORTANTE: qualquer projeto que apresente conteúdo com preconceito ou que incite à violência estará sujeito a imediata desclassificação.

5.2 A Comissão da Curadoria será orientada a utilizar uma pontuação de 0 a 2,5 para cada um dos critérios de avaliação estipulados neste Regulamento.

6. PREMIAÇÃO

6.1 Os 12 (vinte) projetos finalistas [6 de cada modalidade de Pitching (on-line e presencial)] concorrerão aos prêmios de:

- Melhor Pitching do Laboratório de Longas Documentais do Júri Oficial - troféu

- Segundo Melhor Pitching do Laboratório de Longas Documentais do Júri Oficial - certificado

- Terceiro Melhor Pitching do Laboratório de Longas Documentais do Júri Oficial - certificado

- Melhor Pitching do Laboratório de Longas Documentais do Júri Popular – certificado

6.1.1 Outras premiações paralelas poderão ser criadas e serão divulgadas através do site e das páginas do VII ROTA Festival no Facebook, Instagram e Twitter.

7. CONTRAPARTIDA

7.1 Como contrapartida é exigida a inclusão da logomarca do VII ROTA Festival com a inscrição Este projeto participou do ROTA Lab do VII ROTA Festival nos créditos de abertura e menção ao Festival no encerramento do filme que venha a ser produzido a partir de um projeto premiado, assim como a inserção da mesma logomarca nas edições impressas de projetos premiados que venham a ser publicados, comercialmente ou não.

8. CONTATOS

8.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento deverão ser encaminhadas ao e-mail: 7rotalablongadoc@gmail.com  

8.2 Para acompanhar as notícias do VII ROTA Festival acesse:

Facebook:  https://www.facebook.com/rotafestival/

Site:  http://rotafestival.com

Instagram:  @rotafestival

Ver mais...
Fechar

Inscrição

ENCERRADAS