Com a proposta de ser um espaço de debate e encontro entre profissionais e estudantes, o V ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual acontecerá todo ON-LINE entre os dias 16 e 21 de março de 2021. Pelo quinto ano consecutivo, o Festival, focado principalmente nos roteiristas iniciantes, compreende 5 linhas de ação

- O Encontro de Negócios tem o objetivo de promover o encontro dos roteiristas com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão. Roteiristas inscrevem projetos audiovisuais de qualquer formato, gênero e duração e o Festival faz a ponte com as empresas, marcando reuniões de 20 minutos, de acordo com o interesse das empresas nos projetos inscritos. O Encontro de Negócios acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de março de 2021.

-O Concurso de Roteiros de Curtas-metragens tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiros de curta–metragem de ficção, escritos por estudantes e/ou iniciantes e, com isso, abrir portas para sua realização. As inscrições ficam abertas de 20 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021. A lista dos finalistas será divulgada até 11 de março de 2021. A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 21 de março de 2021.

- O Laboratório de Projetos de Série é composto por consultorias, que acontecerão nos dias 16 e 17 de março, e pelo Pitching, que acontecerá no dia 21 de março. O Lab tem o objetivo de promover, através de premiação, bons projetos de estudantes e iniciantes contribuindo com seu desenvolvimento e apontando caminhos para a sua viabilização. A Curadoria selecionará 10 projetos finalistas para participar do Laboratório. Cada selecionado receberá consultorias de 4 profissionais reconhecidos, e apresentará o Pitching do seu projeto para o Júri Oficial do V ROTA e para o público, que elegerão o Melhor Pitching pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular. As inscrições ficam abertas de 20 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021. A lista dos finalistas será divulgada em 11 de março de 2021.

- A Mostra Competitiva de Curtas-metragens, que acontecerá de 16 a 21 de março, tem o objetivo de promover, através de premiação, roteiristas estudantes e/ou iniciantes por seus curtas–metragens de ficção e documentários, e, com isso, dar visibilidade aos roteiros dos curtas selecionados durante o evento. As inscrições ficam abertas de 20 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021. A lista dos selecionados para a Mostra será divulgada no dia 11 de março. Tanto a Mostra quanto a Cerimônia de Premiação, que acontecerá no dia 21 de março, serão gratuitas e ON-LINE.

- O Seminário, que acontecerá de 16 a 20 de março, poderá compreender palestras, mesas de discussão, um estudo de caso, master classes. A programação e os convidados serão divulgados em breve. A participação no Seminário será gratuita, mediante inscrição prévia com vagas limitadas.